Por

Mo?a atacada por pitbull pede ajuda para cirurgias Cachorro do patr?o atacou a diarista Luciana Corona Braga, que est? com rosto desfigurado. Ela precisa fazer 20 opera?es

Daniele Gruppi
Rep?rter
02/07/2008

A diarista Luciana Corona Braga, 35 anos, dois filhos, ? mais uma v?tima de ataques de c?es da ra?a pitbull. O acidente aconteceu na casa do patr?o, dono do cachorro, no bairro Fontesville, em novembro do ano passado. Ela teve seu rosto desfigurado.

Luciana afirma que o patr?o tinha dois pitbulls e que um m?s antes dela ter sido atacada, um dos c?es j? tinha violentado um de seus filhos. Ela tamb?m ficou sabendo de um pedreiro que levou quinze pontos, sendo v?tima do mesmo animal.

No dia do acidente, ela conta que foi chamada para trabalhar na casa do propriet?rio dos pitbulls durante um churrasco.

"Estava com pressentimento ruim. Aceitei o servi?o, mas queria que a festa terminasse logo para ir para casa. Quando os convidados foram embora, ele me chamou para ir a outro evento com o pessoal, mas eu disse que tinha sido contratada s? para aquele trabalho. Fiquei sozinha e fui terminar de arrumar a bagun?a e me trocar. Estava de sa?da, quando encontrei o animal solto. Achei que ele tivesse conseguido fugir do canil, mas percebi que haviam libertado ele".

A mo?a disse que o animal atacou primeiro o olho e que ele a arrastou para o canil. "Senti como se tivesse cinco homens em cima de mim. Mordi v?rias vezes o cachorro para tentar me salvar. Berrava e ningu?m me escutava. Consegui, nem sei como, entrar dentro de casa. Fui me lavar. Queria tirar aquele cheiro de carni?a de mim. Em seguida, apaguei".

A mo?a, atacada no rosto e na cabe?a, foi levada para a UTI do Hospital Pronto Socorro. Depois, foi transferida para o Hospital Jo?o Fel?cio. A v?tima ficou dois meses internada. Ela teve hemorragia no est?mago, sofreu duas paradas cardio-respirat?rias e ficou com o rosto desfigurado.

Ela j? fez uma cirurgia de reconstru??o do maxilar, no Inca, no Rio de Janeiro, que durou cerca de 11 horas. "N?o consegui tratamento aqui em Juiz de Fora. Entretanto, o instituto assiste pessoas que sofrem de c?ncer. Tenho que ficar esperando vaga".

Os m?dicos falaram para ela que ser? preciso mais 19 opera?es. "Teria que ir ao Rio de Janeiro de quinze em quinze dias, mas n?o tenho condi?es financeiras. ? um 'casamento' com o Instituto".

Ela n?o tem sa?do de casa desde o acidente. "? uma pris?o domiciliar, sem ter cometido crime. ? triste. Humilhante", emociona-se. Ela pede ajuda aos m?dicos e dentistas da cidade para que ela possa adiantar o processo, fazendo a reposi??o da orelha e arrumando a arcada dent?ria.

Segundo a diarista, os cachorros teriam sido enterrados pelo dono. "Ele os tratava como beb?s, mas n?o tinham focinheira e n?o sei se eram vacinados. N?o me prestou socorro e n?o me d? nenhum tipo de apoio. Nem o dinheiro da faxina recebi". Ela tem um cachorro, dois gatos, mas afirma que ? contra a cria??o de animais da ra?a pitbull.


E-mail enviado para a Reda??o:

? indignante ler uma reportagem, de um acontecimento mostruoso, e chegar ao final da mat?ria e concluir que a v?tima atacada n?o est? sendo assistida pelo dono dos animais. ? preciso processar esse cidad?o, ele tem que arcar com as cirurgias da sra. Luciana.

? um crime criar animais assassinos e contribuir para que se possa estragar a vida de algu?m t?o jovem. Acredito no poder que a m?dia tem, por isso resolvi escrever esse e-mail para que de alguma forma possa ficar a necessidade de interfer?ncia Legal nesse processo, pois a v?tima merece e deve ser assistida de forma incondicional pelo dono (ou donos) criadores de animais assassinos.

N?o sou m?dica e nem dentista, se fosse, com certeza manifestaria meu apoio profissional! Tor?o para que os m?dicos e dentistas dessa cidade fiquem sensibilizados com a situa??o e tentem ajud?-la. Agrade?o a ACESSA.com pela oportunidade de express?o, pois seria realmente muito dif?cil ler uma reportagem dessa e n?o poder manifestar toda a indigna??o que essa situa??o me causou.

Aline Cristina de Almeida



D? sua opini?o sobre esta hist?ria ou envie a sua tamb?m pelo email:
redacao@acessa.com