• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quinta-feira, 27 de março de 2014, atualizada às 14h50

    Central comemora 85 anos nesta sexta-feira e será palco de novidades em 2014

    Laura Lewer
    *Colaboração

    Para celebrar os 85 anos do Cine-Theatro Central, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Pró-reitoria de Cultura (Procult) promovem, nesta sexta-feira, 28 de março, às 20h, uma noite comemorativa que contará com apresentações de Milton Nascimento, grupo Lúdica Música!, Dudu Lima Trio e Coral da UFJF, além de outras surpresas para os presentes.

    Para o pró-reitor de Cultura, Gerson Guedes, a noite tem tudo para dar certo porque foram selecionados artistas com relações de afeto por Juiz de Fora. "Inúmeros artistas passaram pela casa e todos deixam explícito seu carinho e admiração por um teatro como esse. O Milton tem uma ligação enorme, e tanto o Lúdica Música! quanto o Dudu Lima Trio vêm realizando projetos paralelos com ele, além de serem artistas em consolidação na cidade", afirma. Além disso, a população pode esperar por surpresas dentro e fora do teatro.

    Reforma

    Segundo o pró-reitor, as comemorações continuam durante todo o ano. A principal novidade será o anúncio de uma reforma geral no teatro, que deve começar em abril e ser concluída até agosto. "O teatro vive um momento em que ele precisa de uma restauração. Vamos trabalhar na pintura interna, externa, cortinas, portas, janelas, telhado e infiltrações. Esperamos que até agosto possamos entregar o Central preparado para mais 20, 30 anos", conta. Durante a reforma o teatro ficará aberto, interrompendo a programação somente em maio para a manutenção interna. 

    Projetos

    Além da reforma, três projetos principais serão apresentados durante o ano. Ainda no primeiro semestre, o projeto Ciranda Central, voltado para o público infantojuvenil, oferecerá programação para as crianças nas tardes de domingo a preços populares e com 10% de sua carga voltado para alunos de escolas públicas. O projeto segue o modelo do Luz da Terra, que em 2013 levou cerca de 13 mil pessoas ao teatro e já elegeu 12 projetos para serem exibidos durante 2014. "A iniciativa é boa porque leva para o Central um público que nunca teve a oportunidade de ir ao teatro antes", diz. O lançamento do CD do Coral da UFJF também faz parte das comemorações. 

    Outra novidade é o projeto Angelo Bigi, que propõe a abertura do teatro à visitação para que a população o conheça. Segundo Guedes, quem passar pelo local receberá um catálogo informativo sobre a história do Central, que já começa a ser distribuído no evento de sexta-feira. "O catálogo é fundamental para que as pessoas deem valor ao que têm em sua cidade e passem a respeitar as normas quando estiverem dentro do teatro", justifica. 

    História

    Inaugurado em 30 de março de 1929, o Cine-Theatro Central passou a pertencer à UFJF há 20 anos, com a incorporação do imóvel ao patrimônio da instituição. Em 2014, também se comemoram os 20 anos do tombamento federal do Central pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

    Para Guedes, "O Central é o coração e a emoção de Juiz de Fora. Além de estar no coração da cidade, foi nele que passou muito da história e registro do século XX. Ele acompanhou todo o momento politico e econômico da cidade, e isso é muito bonito". 

    Os ingressos para a comemoração de sábado estão esgotados. 

    *Laura Lewer é estudante do 7º período de Jornalismo do CES/JF

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.