Terça-feira, 15 de julho de 2014, atualizada às 11h01

Inscrições abertas para o Prêmio Amigo do Patrimônio em Juiz de Fora

Patrimônio

A partir desta terça-feira, 15 de julho, estão abertas as inscrições para o Prêmio Amigo do Patrimônio, coordenado pela Funalfa. O prêmio tem como objetivo estimular atitudes de divulgação, defesa e preservação de bens culturais tombados pelo município e de valorização do patrimônio cultural de Juiz de Fora. Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de julho.

As inscrições, que funcionam como indicações, podem ser feitas gratuitamente por qualquer pessoa, na Divisão de Patrimônio Cultural (Dipac) da Funalfa (Avenida Rio Branco, 2.234 – Parque Halfeld – Centro), das 8 às 12h e das 14 às 18h. Na inscrição, deverá ser preenchida uma ficha com o nome indicado, o endereço, a descrição da ação e a justificativa para o merecimento do prêmio. De preferência, também devem ser entregues fotos e documentação da atuação proposta.

Podem ser indicadas iniciativas reconhecidas pela comunidade, instituições e entidades civis, e as ações que, mesmo desconhecidas do grande público, configurem-se como atitudes, gestos, intervenções que propiciem um novo olhar sobre o patrimônio, ampliando o conceito de pertencimento, cidadania e respeito ao patrimônio.

As indicações serão avaliadas por uma comissão formada por membros do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural – Comppac, pessoas de notório conhecimento na área e representantes de outros setores e instituições vinculadas ao patrimônio cultural. Em sua nona edição, o Prêmio Amigo do Patrimônio soma mais de 80 pessoas, empresas ou instituições indicadas. Desse total, 34 foram contempladas.

Serão premiadas iniciativas diversas de pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, que tenham praticado ações para a conservação, a preservação, a defesa ou para a divulgação do patrimônio cultural de Juiz de Fora e iniciativas que visem a difundir conceitos que auxiliem a compreensão, pela comunidade, do que é o patrimônio cultural.

A ação é realizada com base na lei 11.111, de 2006. Em sua nona edição, o Prêmio Amigo do Patrimônio soma mais de 80 pessoas, empresas ou instituições indicadas. Desse total, 34 foram contempladas.

Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.