Terça-feira, 12 de agosto de 2014, atualizada às 10h33

Em Rio Novo, festival literário homenageia a escritora Adélia Prado

Eduardo Maia
Repórter
Cavaleiros da Cultura

De 14 a 17 de agosto, a cidade de Rio Novo, localizada a 50km de Juiz de Fora, recebe a primeira edição da Festa Literária. O evento presta uma homenagem à escritora mineira Adélia Prado e oferece uma programação que busca despertar no público o interesse pela leitura, aproximar escritores e leitores em discussões sobre o mundo literário.

O evento é organizado pela Associação Cavaleiros da Cultura, criada há cinco anos em homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012), que distribui kits de livros pelas cidades onde passa. A expectativa é que cerca de 2.500 alunos, 150 professores e moradores da cidade participem das atividades. A Festa Literária recebe o apoio da Prefeitura Municipal de Rio Novo.

"Nós elegemos um roteiro, fazemos um levantamento e propomos um trabalho junto às prefeituras para reunir os professores e propor uma capacitação para que eles saibam como distribuir este material. Temos uma parceria com a Paulus editora e em cinco anos já percorremos quase quatro mil quilômetros, distribuindo mais de 550 mil livros em kits que já beneficiaram até 85 mil crianças", explica Carlos Oscar Niemeyer, neto do renomado arquiteto e um dos precursores do movimento.

Programação

A abertura oficial será nesta quinta-feira, 14 de agosto, às 18h30, no Centro Cultural Professora Maria Pinto, no Centro, com apresentação do professor Francisco Gregório e do coral e orquestra do projeto Entre Cordas.

Já na sexta-feira, 15, e no sábado, 16, durante todo o dia, serão ministradas oficinas de leitura, apresentações de leitura em ambiente escolar, sarais de poesias, exposições culturais, teatro, dança, contação de histórias, shows de música mineira e brasileira, capacitação de professores, distribuição gratuita de livros infantis e juvenis, além da inauguração da Casa de Leitura da Associação Cavaleiros da Cultura. As atrações serão realizadas em diversos espaços públicos, sendo a praça central da cidade o palco principal.

No domingo, 17, as atividades terão início às 7h com uma cavalgada cultural, que sairá do centro de Rio Novo com destino ao povoado de Furtado de Campos, onde será inaugurada a biblioteca municipal Paulino de Oliveira.

"A gente acredita que é preciso ter um trabalho fixo na cidade de Rio Novo, onde o movimento surgiu. Então vamos aproveitar a festa e inaugurar a casa da leitura, com projetos bem amplos que podem ser desenvolvidos durante o ano e fazer com que a população se aproxime da leitura. Se a gente conseguir firmar esse projeto na nossa casa, nosso sonho é construir a nossa própria sede. Na hora que nosso trabalho estiver bem concretizado, vamos buscar recursos para tornar real o projeto desenhado pelo Niemeyer".

ACESSA.com - Em Rio Novo, festival liter?rio homenageia a escritora Ad?lia Prado