Ter?a-feira, 10 de mar?o de 2009, atualizada ?s 16h34

Programa Doador do Futuro conscientiza jovens sobre a doa??o de sangue no bairro Ipiranga


Clecius Campos
Rep?rter

O Hemocentro de Juiz de Fora iniciou na manh? desta ter?a-feira, 10 de mar?o, mais uma a??o do programa Doador do Futuro. Funcion?rios da institui??o visitaram alunos da Escola Municipal Gabriel Gon?alves da Silva, no bairro Ipiranga, e explicaram o processo da doa??o de sangue para crian?as e adolescentes.

De acordo com a funcion?ria respons?vel pela capta??o de doadores do Hemocentro, Ana Eliza Alvim, a ideia ?, al?m de esclarecer d?vidas e mitos sobre a doa??o de sangue, conscientizar os estudantes, na expectativa de que sejam doadores no futuro. "Usamos um material audiovisual, com linguagem espec?fica para esse p?blico. Tentamos tamb?m desmitificar algumas informa?es erradas, como a de que doar sangue engorda ou emagrece, por exemplo", informa.

Segundo Ana Eliza, os alunos receberam a equipe de capta??o com muito entusiasmo e in?meras perguntas. "Os alunos, como sempre, estavam bem curiosos e mostraram muito interesse em doar. A maioria pareceu ansiosa para completar 18 anos para poder colaborar", diz.

Ap?s a visita do Hemocentro, os alunos recebem uma miss?o especial. "Incentivamos as crian?as e adolescentes a conquistar doares em casa, no bairro, entre amigos e familiares. ? um apoio a mais para quem precisa de sangue." A a??o continua na mesma escola at? a pr?xima quinta-feira, 12.

Ana Eliza afirma que o programa existe desde 1991 e tem dado bons frutos. A funcion?ria informa que cerca de 50% dos doadores juizforanos est?o entre os 18 e 29 anos, faixa et?ria considerada jovem pelo Minist?rio da Sa?de. "?s vezes, esbarramos com pessoas que dizem terem sido visitadas em suas escolas e, por isso, resolveram doar. Outros comemoram o anivers?rio de 18 anos, doando sangue."

Conforme Ana Eliza, todas as escolas de Juiz de Fora receberam uma carta de apresenta??o do projeto e um convite para participar. Para agendar uma visita, o respons?vel pela escola deve entrar em contato com a se??o de Capta??o e Cadastro do Hemocentro de Juiz de Fora, pelo telefone (32) 3257-3113.

Jovens maiores de 18 anos

O Hemocentro faz tamb?m campanhas com jovens maiores de 18 anos, que podem ser doadores. Segundo Ana Eliza, os trabalhos, em sua maioria, s?o realizados atrav?s das faculdades. "Exploramos bastante a doa??o na quest?o do trote solid?rio. ? uma forma de envolver mais os jovens", diz.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes