Segunda-feira, 24 de agosto de 2015, atualizada às 10h13

Inscrições para o festival Primeiro Plano são prorrogadas

As inscrições para a 14ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades foram prorrogadas até o dia 11 de setembro. As produções podem ser inscritas por meio do site. O festival acontece entre 26 e 31 de outubro de 2015.

Para inscrever um curta, o realizador, produtor e/ou responsável deve preencher o formulário disponível e enviar o link onde esteja disponível o filme, informando a senha para o e-mail inscricoes@primeiroplano.art.br. Se preferir, pode enviar o curta por DVD, até o dia 21 de agosto, pelos Correios. Os curtas de língua espanhola devem ser enviados com legendas em inglês ou português.

No ano passado, os 30 curtas selecionados da Zona da Mata mineira para concorrer na Mostra Competitiva Regional e as 23 produções brasileiras e de mais três países da América do Sul exibidas na Mercocidades foram escolhidos por uma comissão em meio a cerca de 250 produções. O número reforça a relevância do festival para a produção audiovisual contemporânea.

Já a Mostra Competitiva Mercocidades exibe os filmes dirigidos por cineastas estreantes de países que fazem parte da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador). Em ambos os casos, as produções devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2014, nas bitolas 35 mm ou digital, com duração máxima de 20 minutos. O festival é voltado exclusivamente para diretores que estão estreando na função.

Outra novidade é a criação de um júri, que vai premiar em R$ 500 o melhor curta da Mostra Competitiva Regional. A nova premiação não exclui a escolha do melhor curta pelo júri popular, como tradicionalmente acontece todo ano. Ainda dentro da Mostra Competitiva Regional, o melhor curta feito por diretor universitário também concorre ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que dá ao vencedor R$ 7 mil para realizar uma nova produção no ano seguinte. A Mostra Regional reúne os curtas-metragens em película ou digital realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.