Inscrições para o festival Primeiro Plano são prorrogadas

As inscrições para a 14ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades foram prorrogadas até o dia 11 de setembro. As produções podem ser inscritas por meio do site. O festival acontece entre 26 e 31 de outubro de 2015.
Para inscrever um curta, o realizador, produtor e/ou responsável deve preencher o formulário disponível e enviar o link onde esteja disponível o filme, informando a senha para o e-mail inscricoes@primeiroplano.art.br. Se preferir, pode enviar o curta por DVD, até o dia 21 de agosto, pelos Correios. Os curtas de língua espanhola devem ser enviados com legendas em inglês ou português.
- Escolas de Samba de Juiz de Fora tem até dia 24 para decidir se desfilam em 2016
- ViJazz & Blues Festival traz atrações internacionais para Juiz de Fora
No ano passado, os 30 curtas selecionados da Zona da Mata mineira para concorrer na Mostra Competitiva Regional e as 23 produções brasileiras e de mais três países da América do Sul exibidas na Mercocidades foram escolhidos por uma comissão em meio a cerca de 250 produções. O número reforça a relevância do festival para a produção audiovisual contemporânea.
Já a Mostra Competitiva Mercocidades exibe os filmes dirigidos por cineastas estreantes de países que fazem parte da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador). Em ambos os casos, as produções devem ter sido finalizadas a partir de janeiro de 2014, nas bitolas 35 mm ou digital, com duração máxima de 20 minutos. O festival é voltado exclusivamente para diretores que estão estreando na função.
Outra novidade é a criação de um júri, que vai premiar em R$ 500 o melhor curta da Mostra Competitiva Regional. A nova premiação não exclui a escolha do melhor curta pelo júri popular, como tradicionalmente acontece todo ano. Ainda dentro da Mostra Competitiva Regional, o melhor curta feito por diretor universitário também concorre ao Prêmio Incentivo Primeiro Plano, que dá ao vencedor R$ 7 mil para realizar uma nova produção no ano seguinte. A Mostra Regional reúne os curtas-metragens em película ou digital realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata.
Com informações da Assessoria de Imprensa.