Terça-feira, 12 de abril de 2016, atualizada às 11h16

Orquestra Ouro Preto faz apresentação gratuita The Beatles no Cine Theatro Central

foto

No próximo sábado, dia 16 de abril, a Orquestra Ouro Preto realiza apresentação, às 20h30, no Cine Theatro Central. Com regência do maestro Rodrigo Toffolo, o concerto marca o lançamento do CD The Beatles. O concerto tem entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir do dia 13 de abril.

Dialogando os universos da música erudita e popular, o concerto propõe uma vibrante viagem sonora pela biografia musical do quarteto de Liverpool, a partir de uma combinação inusitada: a união, em um mesmo palco, de uma orquestra de cordas e uma banda de rock.

O repertório abrange todo o período de produção artística dos Beatles, de grandes sucessos que há muito fazem parte do imaginário coletivo, a canções menos conhecidas do grande público, em arranjos inéditos, assinados pelo jovem violinista Mateus Freire. Destaque para Day Tripper, In My Life, Penny Lane, Because, Something e With a Little Help From My Friends, esta última, colocando em cena a versão beatle, junto àquela do célebre arranjo de Leon Russel, eternizada por Joe Cocker, em Woodstock.

As músicas privilegiam a linha melódica original das canções, com os violinos, violas, violoncelos e baixo, substituindo a palavra cantada. De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, diretor artístico e regente titular da Orquestra Ouro Preto, o objetivo da escolha é manter fidelidade às peças, "desvendando a complexidade melódica das canções do grupo e, ao mesmo tempo, reafirmando o caráter atemporal da obra do quarteto de Liverpool", explica.

O projeto Orquestra Ouro Preto – The Beatles, que tem no CD um produto único, faz parte do experimentalismo musical promovido pela Orquestra Ouro Preto, tendo ganhado vida no ano de 2010. Sucesso de público e crítica, o projeto alcança aproximadamente uma centena de apresentações por vários estados do Brasil, incluindo participação na International Beatle Week, em Liverpool, no ano de 2012, em três elogiados concertos, tornando-se a primeira orquestra do mundo a participar do tradicional evento destinado a beatlemaníacos de todo o mundo.

Repertório

Day Tripper, Come Together, Here, There and Everywhere, Yesterday, Help, Blackbird, Because, Eleanor Rigby, In My Life, She Love's You, Penny Lane, Let It Be, Don't Let Me Down, Something, With a Little Help From My Friends, Imagine, Hey Jude.

Orquestra Ouro Preto

Com 16 anos de atividades ininterruptas, a Orquestra Ouro Preto vem se destacando por sua excelência e versatilidade, como uma das mais expressivas formações de câmara do país. Com quatro Cds e três Dvds lançados, turnês nacionais, internacionais, e uma série de novos projetos para 2016, a Orquestra fundamenta seu trabalho na pesquisa e execução de repertório diversificado em gênero e época.

Sob a batuta do maestro Rodrigo Toffolo, o grupo propõe um trabalho diferenciado, colhendo frutos e colecionando momentos marcantes, como a indicação ao Grammy Latino (2007) e a conquista do Prêmio da Música Brasileira (2015).

Transitando entre o erudito e popular, a OOP busca apreender a música pelo caminho da universalidade, com base nos grandes clássicos da música de concerto e no desenvolvimento de repertório inédito e experimental.


Com informações da Assessoria

ACESSA.com - Orquestra Ouro Preto faz apresenta??o gratuita The Beatles no Cine Theatro