• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Memorial da FEB preserva participação brasileira na 2ª Guerra Mundial

    Buscando deixar legado à sociedade e ser conhecido por ela, espaço museal participa da 10ª Semana de Museus

    Thiago Stephan
    Repórter
    14/5/2012
    FEB

    No dia 22 de setembro de 1944, José Maria da Silva Nicodemos embarcava rumo a um destino incerto. No Rio de Janeiro, ele, que integrava o 11ª Regimento de Infantaria de São João del-Rei, subiu a bordo do navio General Neighs. Após 14 dias de viagem, no dia 6 de outubro, Nicodemos desembarcou no porto de Nápoles, no Sul da Itália. Estava prestes a começar a participação do então pracinha na 2ª Guerra Mundial. Cerca de 600 mineiros da Zona da Mata lutaram na grande guerra. Atualmente, apenas 38 estão vivos.

    "Naquela época, década de 40, o certificado de reservista era o principal documento para o jovem. Influenciado por companheiros de juventude, que serviam no 12º Regimento de Infantaria, me apresentei voluntariamente em outubro de 1942. Apesar de ser muito magro, era forte e passei logo no exame de saúde, sendo incluído no regimento. Era aventureiro, não ligava para nada. Em 1943, fui transferido para o 11º Regimento de Infantaria (11º RI) de São João del-Rei, já fazendo parte da FEB [Força Expedicionária Brasileira]. Passamos por treinamento no Rio de Janeiro. Depois de deliberadas as datas de embarque, chegou a vez do 11º RI", relembra Nicodemos.

    É pensando em preservar histórias como esta que a Associação Nacional dos Veteranos da FEB – Seção Regional Juiz de Fora/MG (ANVFEB/SR-JF) vai participar, incentivada por um grupo de historiadores que abraçou a instituição, da 10ª Semana de Museus, promovida pela Instituto Brasileiro de Museus, que tem como tema "Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações". A ideia é divulgar entre a sociedade juiz-forana o Memorial José Maria da Silva Nicodemos.

    De acordo com o historiador Humberto Ferreira, um dos organizadores da participação na Semana dos Museus, a situação do memorial casa perfeitamente com o tema da semana. "O memorial ainda tem um trabalho de organização a ser realizado. Esse é o desafio que se impõe ao espaço. A associação perdeu mais um integrante no último final de semana. Então, é importante pensar qual o legado que o memorial deixará para a sociedade, sobretudo em relação à participação de nossos conterrâneos na FEB", observa Ferreira.

    Assim, na quarta-feira, 16 de maio, às 15h30, o Memorial da FEB será foco de uma reflexão sobre a constituição de seu espaço museal, suas demandas e o envolvimento com o público por meio da palestra com a museóloga Josenira Monteiro, que terá como tema "Perspectivas e desafios do Memorial". A entrada é franca, assim como para a exibição do curta-metragem "Heróis", a ser exibido na sexta-feira, 18, também às 15h30. Com duração de 35 minutos, a produção narra a história de três pracinhas brasileiros na Itália durante a 2ª Guerra Mundial. Inspirado em fatos reais, proporcionará uma discussão acerca da representação da guerra, o herói e o inimigo, tendo a presença enriquecedora de alguns dos veteranos da FEB.

    "Por ter participado do maior conflito que atingiu o mundo, sinto grande orgulho por ainda estar vivo e prestar depoimento do que vivenciei. Nunca encontrei um escrito, de qualquer autor, capaz de expressar o que é participar de uma guerra. Foi o sacrifício de uma juventude inteira. Quase 60 milhões de vítimas perderam suas vidas na 2ª Guerra Mundial, uma época em que o Brasil tinha 40 milhões de habitantes. O pessoal da Faculdade de História tem nos ajudado muito. Penso que seja a oportunidade de preservar uma história que, tomara, nunca mais se repita. Que os povos aprendam a viver cordialmente uns com os outros", diz Nicodemos.

    A Associação Nacional dos Veteranos da Feb – Seção Regional Juiz de Fora/MG, fica na Rua Howian, nº 40, Centro, próxima à Sede Social do Tupi. O horário de funcionamento e das 14h às 17h30. Informações pelo telefone (32) 3215-0083.

    Os textos são revisados por Mariana Benicá

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.