• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura
    Quinta-feira, 8 de novembro de 2012, atualizada às 16h45

    Obra Das almas de Minas conta histórias de juiz-foranos e cariocas

    Andréa Moreira
    Repórter
    Livro

    Quase quatro décadas de histórias estão reunidas no livro Das almas de Minas, da juiz-forana Izabel Cristina Dutra. São 34 poesias escritas de 1974 a 2011, que tiveram como cenário as cidades de Juiz de Fora e Rio de Janeiro. "Entre 1978 e 1992, eu morei no Rio. Lá exerci várias funções como vendedora, agente de turismo, feirante e publicitária. Então, juntei o que o carioca possui de interiorano, com os trejeitos de 'carioca do brejo' que possuímos. Ou seja, passei para o papel a relação existente entre nós."

    Apesar de este ser o primeiro livro da juiz-forana, Izabel revela que há muito tempo possui uma forte ligação com a literatura. "Escrevo há mais de 30 anos e já tive dois contos publicados. Durante anos, reuni em gavetas meus poemas e agora que tive a chance de publicá-los, estou realizada," revela a escritora, referindo-se à Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, já que o livro foi publicado com recursos desta lei. "Antigamente, pessoas da minha classe social não tinham recursos nem meios para publicar um livro. Fico feliz em saber que existem iniciativas como esta."

    Izabel, que está às vésperas de se aposentar como professora e bibliotecária, revela possuir três blogs e diz que já está trabalhando em sua próxima obra. "Sou uma escritora do dia. Meus textos são baseados nas histórias das pessoas e nas observações que faço sobre elas. Como palco, utilizo o posto médico, a ponte do Rio Paraibuna, a avenida Rio Branco, e por aí vai. Também tenho outro blog, no qual relato minhas experiências como professora. Então, quero juntar a minha experiência com as dos meus colegas e fazer um livro que terá o título Memórias dos sonhos, das lutas e do pó de giz.

    O lançamento do livro Das almas de Minas será neste sábado, 10 de novembro, às 14h30, na Quarup Livraria Antiquária, localizada na rua Padre Café, 484, São Mateus.

    Os textos são revisados por Juliana França

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.