Gueminho Bernardes lança livro "desmotivacional" nesta quinta-feira

Como Fracassar na Vida e ser Infeliz no Amor, baseado em peça do autor, brinca com as promessas fáceis da autoajuda

Raphael Placido
Repórter
19/2/2013
gueminho

"Cinco passos para ficar rico", "acredite em você e tudo dará certo", "você nasceu para ser feliz". Quem nunca ouviu frases como essas? O mercado da autoajuda e das palestras motivacionais cresce na mesma velocidade com que as pessoas procuram saídas rápidas e fáceis para alcançar o sucesso. Parodiando esses títulos que trazem receitas para a felicidade, Gueminho Bernardes lança, nesta quinta-feira, 21 de fevereiro, o livro Como Fracassar na Vida e Ser Infeliz no Amor, pela editora Giostri.

O lançamento ocorre na Livraria Leitura (avenida Rio Branco 2.161), de 18h às 20h. A obra, que traz dez passos para o fracasso e três para a infelicidade, sai a R$ 42.

Livro "desmotivacional" é inspirado em peça do autor

Gueminho conta que a história do livro começou em 2009, quando teve a ideia de fazer um show homônimo em formato de palestra. "Sempre me incomodou a abundância de títulos que vendem receitas fáceis de sucesso e fortuna. É um mercado de irracionalidade, e que mais vende livros no Brasil", afirma. 

Depois de 30 anos de comédia com o TQ, grupo que criou e mantém desde 1979, Gueminho partiu em carreira com este espetáculo, que agora virou livro. Mesmo quem já assistiu à peça vai encontrar novidades no livro. "Ele é diferente do show. São quatro passos a mais, que não têm na peça. Além disso, quando você escreve tem mais cuidado na escolha das palavras e na hora de criar e construir as ideias. No espetáculo, se a piada não funcionar, não tem como voltar. É um livro fácil e gostoso de ler", garante.

"O início do livro mostra que o primeiro passo para fracassar na vida é assistir palestras motivacionais", brinca o autor. "Dia desses recebi um spam por e-mail, do tipo 'fique milionário em não sei quantos dias'. Era um vídeo gravado numa empresa de telemarketing. O vídeo era bem mal feito. E o cara não tinha nada de milionário. Ou seja, nem ele conseguiu. Hoje todo mundo quer resultados fáceis e cai nessa", diverte-se.

Dos palcos para o papel

Em turnê, a peça Como Fracassar na Vida e Ser Infeliz no Amor fez sucesso no Rio de Janeiro e em São Paulo, conquistando a atenção de muitas pessoas. Em uma apresentação no Espaço Parlapatões, na capital paulista, em dezembro do ano passado, Gueminho fez contato com a editora Giostri, especializada em livros de teatro. Em menos de dois meses o texto foi reescrito, revisto e publicado.

"Tudo foi muito rápido. Eu já tinha o livro praticamente pronto. E há um detalhe tragicamente curioso nessa história: o livro é o mesmo que foi recusado pela Lei Murilo Mendes por causa de um detalhe burocrático", finaliza.

Os textos são revisados por Juliana França

ACESSA.com - Gueminho Bernardes lan?a livro "desmotivacional" nesta quinta-feira