• Assinantes
  • Autenticação
  • Cultura

    Escritor de Guiricema lança livro para público infantojuvenil

    Obra conta a história de uma gota d'água e aborda o uso para a geração de energia, além de destacar a importância que ela tem para a vida animal e vegetal

    Andréa Moreira
    Repórter
    27/4/2013
    Livro As Aventuras de Olinda Gotta

    A trajetória de uma esperta gota d'água nos seus três estados físicos, que demostra a importância da água para a vida animal e vegetal e ainda aborda o seu uso para a geração de energia. Este é o enredo da obra As Aventuras de Olinda Gotta, do escritor Lamartine Miranda. "O livro foi iniciado e terminado por volta de 1998, época em que tornei-me um dos sócios fundadores da Academia Dorense de Letras, de Boa Esperança (MG), onde moro. A cidade tem um belíssimo lago, de águas claras e azuis. Eu sou doido por água, detestaria ver poluídas as águas do nosso lago e as de outros mananciais. Por isso, e simplesmente porque me veio à cabeça o nome Olinda Gotta, escrevi o livro", revela o autor.

    Voltado para o público infantojuvenil, o livro conta com ilustrações coloridas e alegres que chamam ainda mais a atenção da garotada. A autoria de Luciano Messora Miranda, filho do autor, deixa Miranda ainda mais orgulhoso. "Ele será sempre o preferido para as ilustrações e capas dos meus futuros livros. Em Olinda Gotta, ele demonstrou suas ótimas qualificações artísticas", destaca.

    O autor

    Apesar de residir em Boa Esperança desde 1983, Lamartine Miranda tem suas raízes na Zona da Mata mineira, pois é natural de Guiricema. No município do Sul do Estado tornou-se um dos membros fundadores da Academia Dorense de Letras, ocupando a cadeira 21, cujo patrono é João Guimarães Rosa. "O Dorense do nome da academia deve-se ao fato de que, até 1939, a cidade chamava-se Dores da Boa Esperança, e a academia ter sido fundada em 1998 por uma maioria saudosista, que a nomeou assim, ao invés de esperancense, como seria de se esperar", explica Miranda.

    Autor de vários contos, crônicas e poesias premiados, Lamartine Miranda já colaborou com artigos em diversos jornais mineiros. "Tenho um livro de contos e também material suficiente para um livro de poesias e crônicas. Fiz um livro com 38 minicontos baseados em anedotas do domínio popular. Um dos meus contos, o Felicidade, felicidade, felicidade... ganhou o primeiro lugar em concurso internacional promovido pela Editora Alba em conjunto com o Clube de Escritores da cidade de Varginha (MG)."

    Lançamento

    As Aventuras de Olinda Gotta será lançado neste sábado, 27 de abril, às 19h30, na Câmara Municipal de Boa Esperança. A edição é patrocinada pelo Fundo Estadual de Cultura do governo de Minas, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Seiscentos exemplares serão distribuídos às 34 prefeituras dos municípios do entorno do lago de Furnas, para redistribuição a escolas públicas, bibliotecas e casas de cultura, e outros cem serão entregues à Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.