Livro que busca a inclusão de famílias homoparentais é lançado em JF

A obra é financiada pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura e apresenta leitura simples, abordando temática pouco explorada

Cintia Charlene
*Colaboração
11/4/2013
livro

Foi lançado nesta sexta-feira, 12 de abril, o livro Toda forma de amor. Dedicado a crianças de quatro a dez anos, a obra conta, de forma lúdica, a história da personagem Luísa, uma menina criada por dois pais. A temática, raramente representada na literatura infantil, foi abordada a fim de dar visibilidade aos novos tipos de famílias que vem surgindo, como a homoparental.

Assim, o objetivo é promover discussões relacionadas ao tema, como o preconceito e a homofobia. ''Acredito que o preconceito diminui com a visibilidade e, aos poucos, vai se tornando natural'', afirma a pedagoga e educadora infantil, utora do livro, Bárbara Marques.

De acordo com a educadora, a ideia de criar o livro partiu de um trabalho da faculdade. ''Na época, eu tinha que criar um livro de pano, com ilustrações e uma história. Como já me interessava pelo tema, decidi retratar a homossexualidade e aí a história foi nascendo naturalmente. Tempos depois, decidi inscrever o projeto na Funalfa e fiquei na torcida, apesar de achar que, devido ao tema, meu projeto não seria escolhido'', desabafa e comemora a aprovação da obra, financiada pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura.

O livro possui 12 páginas e utiliza frases curtas, com linguagem simples, e ilustrações de Felipe Lopes. ''Creio que esse material poderá ajudar os educadores a abordarem o tema dentro das salas de aula." A obra custa R$ 5  e pode ser adquirida no Espaço Casa Verde e no Centro de Educação Intensiva Sistema 3.

*Cintia Charlene é estudante do 7º período de Comunicação Social da UFJF

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.