• Assinantes
  • Autenticação
  • Direitos Humanos matéria em audio

    Fórum: O dia-a-dia da pessoa com deficiência

    menina com cão guia No dia 05 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional da Acessibilidade. A-ces-si-bi-li-dade... Você sabe o que é isso? O dicionário especifica como "facilidade de acesso, de obtenção". Mas e você, já parou para pensar sobre o assunto?

    As pessoas com deficiência possuem os mesmos direitos de quem não tem. O que acontece é que na maioria das vezes, essa igualdade fica presente mais no plano dos deveres. Usuário que cadeira de rodas paga o mesmo CPMF, mas usa o banco com menos eficiência, porque muitos deles ainda não tem, por exemplo, caixas eletrônicos adaptados.

    A acessibilidade no sentido físico, dos meios de transporte, está começando acontecer. Governantes perceberam que não dá mais para ficar parado quando o número de pessoas com alguma limitação chega a quase 20% da população. Em Juiz de Fora, por exemplo, esses números chegam a 14,5% dos mais de 500 mil habitantes.

    foto de Dudu, que tem síndrome de down Mas acessibilidade quer dizer ainda mais: quer dizer acesso a todo e qual quer bem que seja de uso público. Informação, entretenimento, emprego, saúde, oportunidade, justiça. Isso para citar apenas alguns.

    No fórum da vez, vamos discutir o ações pontuais da vida de quem tem deficiência e deixar que você conte a sua história de sucesso ou indignação. Na hora de opinar, vale conhecer o assunto na pele, ou ser uma pessoa que se interessa pela diversidade humana.

    E aí? Mande pra gente, escreva, faça parte desse fórum. O que Juiz de Fora tem de bom e ruim quando o assunto é acessibilidade? Já viveu alguma situação que te fez pensar no assunto? Como a sociedade se comporta em relação às pessoas com algum tipo de limitação?

    As fotos que ilustram o fórum, são de outras matérias do Caderno Direitos Humanos. Leia também!

    Conte a sua história, mande a sua opinião, que vamos publicar aqui embaixo


    Para participar do Fórum do Caderno Direitos Humanos,
    Envie um e-mail para redacao@acessa.com

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.