Sexta-feira, 20 de novembro de 2009, atualizada às 16h30

Semana Nacional do Doador Voluntário é aberta em Juiz de Fora

Aline Furtado
Repórter

A Semana Nacional do Doador Voluntário tem início no próximo sábado, 21 de novembro, com um campeonato de futsal entre doadores e colaboradores do Hemocentro de Juiz de Fora. De acordo com a responsável pelo setor de captação, Ana Elisa Alvim, o objetivo é promover a aproximação entre doadores e funcionários por meio da associação do esporte com a vida.

As atividades em comemoração ao Dia Nacional do Doador prosseguem durante toda a semana na sede da entidade. Pela primeira vez, o Hemocentro apresenta uma mostra de arte, intitulada “Renovando a Vida”, que contará com peças confeccionadas por profissionais da saúde, a partir de materiais reciclados. "Nossa intenção é trabalhar a ideia de preservação da natureza, trazendo à tona reflexões ambientais."

Além da exposição, o Hemocentro contará com a visita de artistas, humoristas e esportistas da cidade e da região que darão apoio ao evento, além de terem oportunidade de doar sangue. Durante a semana, serão distribuídas camisetas aos doadores. Um lanche especial será oferecido aos doadores em 25 de novembro, quando é comemorado o Dia Nacional do Doador. "Buscamos, durante esta semana, homenagear e agradecer os doadores frequentes."

Doações

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora atende, atualmente, a 58 hospitais da cidade e mais 30 municípios da região. Semanalmente, a instituição registra cerca de 600 doações de sangue. "Apenas 2,7% da população da cidade é doadora. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza 5% como o percentual ideal."

Segundo Ana Elisa, o número de doações aumenta entre 70% e 100% durante as comemorações da semana. "Mas as pessoas precisam se conscientizar sobre a importância do ato durante todo o ano para que os estoques não fiquem baixos." A partir do fracionamento do sangue de um doador, três pessoas são ajudadas. "Esperamos que a semana motive a população e que os doadores homenageados sirvam de exemplo para quem não tem o costume de doar."

Para doar

Os interessados em fazer a doação de sangue devem ter mais de 18 anos e pesar acima de 50 quilos. Não podem ter tido hepatite após os dez anos de idade. Quem recebeu vacina contra a febre amarela deve esperar três semanas para fazer a doação. Para quem foi imunizado contra gripe ou rubéola, o indicado é aguardar 30 dias.

No caso de empresas interessadas em levar os colaboradores para a doação, o agendamento prévio é solicitado apenas para casos em que o número de doadores ultrapasse 20 pessoas. O contato pode ser feito pelo (32) 3257-3113.

Programação

  • De 23/11 (segunda-feira) a 27/11 (sexta-feira) - Mostra de arte "Renovando a Vida";

  • 24/11 (terça) - 9h - Viviany Anderson / 13h - Rodrigo Fagundes (ator) / 15h - Alan e Alisson / 16h - Doutores Maluquetes;

  • 25/11 (quarta) - 10h - Josy Oliveira (ex-BBB) e Osmar e Arantes / 15h - TQ;

  • 26/11 (quinta) - pela manhã - Médicos do Barulho / 19h - Diplomação dos doadores fidelizados;

  • 27/11 (sexta) - pela manhã - Myllena (cantora) / 15h - Gustavo Mendes (humorista).
Os textos são revisados por Madalena Fernandes


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!