Quinta-feira, 26 de novembro de 2009, atualizada às 18h35

Mulheres ganham espaço para formulação e acompanhamento de políticas públicas

Aline Furtado
Repórter

Um dia após a comemoração do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, Juiz de Fora ganha uma Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres. A inauguração ocorreu na tarde desta quinta-feira, 26 de novembro. O espaço tem como finalidade a formulação, a coordenação, o apoio, a avaliação e o acompanhamento das políticas públicas municipais voltadas para as mulheres.

Entre os serviços que serão oferecidos pela coordenadoria estão o atendimento telefônico às mulheres que necessitarem de apoio e de agendar atendimento e o acompanhamento aos casos de violência de gênero, entre outros.

A coordenadora de políticas para as mulheres de Juiz de Fora, Sônia Parma, destacou que quando se fala em direitos das mulheres, as pessoas se preocupam, imaginando o que pode estar por trás destas reivindicações. "Nossa luta é por direitos básicos, como atendimento de necessidades como educação, moradia, bem-estar e saúde."

Para a coordenadora especial de políticas para as mulheres do Estado de Minas Gerais, Virgília Rosa, a inauguração da coordenadoria em Juiz de Fora representa um avanço no processo de luta das mulheres. "As mulheres ainda precisam de uma legislação protecionista porque a violência física é apenas a fatia mais perversa de toda a violência econômica, moral, sexual, entre outras, pela qual passamos."

Segundo o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, o século XXI deve ser encarado como momento marcante no que diz respeito à equiparação dos direitos das mulheres com relação aos homens. "Este é o momento de consolidar e de colocar em prática as conquistas das lutas das mulheres ao longo dos anos." Para ele, a coordenadoria vai contribuir para a sociedade como um todo e não só atuar no sentido de reconhecer os direitos femininos.

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres vai funcionar na avenida Rio Branco, 1843, 5º andar, Centro.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

 

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.