Quinta-feira, 26 de novembro de 2009, atualizada às 18h35

Mulheres ganham espaço para formulação e acompanhamento de políticas públicas

Aline Furtado
Repórter

Um dia após a comemoração do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher, Juiz de Fora ganha uma Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres. A inauguração ocorreu na tarde desta quinta-feira, 26 de novembro. O espaço tem como finalidade a formulação, a coordenação, o apoio, a avaliação e o acompanhamento das políticas públicas municipais voltadas para as mulheres.

Entre os serviços que serão oferecidos pela coordenadoria estão o atendimento telefônico às mulheres que necessitarem de apoio e de agendar atendimento e o acompanhamento aos casos de violência de gênero, entre outros.

A coordenadora de políticas para as mulheres de Juiz de Fora, Sônia Parma, destacou que quando se fala em direitos das mulheres, as pessoas se preocupam, imaginando o que pode estar por trás destas reivindicações. "Nossa luta é por direitos básicos, como atendimento de necessidades como educação, moradia, bem-estar e saúde."

Para a coordenadora especial de políticas para as mulheres do Estado de Minas Gerais, Virgília Rosa, a inauguração da coordenadoria em Juiz de Fora representa um avanço no processo de luta das mulheres. "As mulheres ainda precisam de uma legislação protecionista porque a violência física é apenas a fatia mais perversa de toda a violência econômica, moral, sexual, entre outras, pela qual passamos."

Segundo o prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos, o século XXI deve ser encarado como momento marcante no que diz respeito à equiparação dos direitos das mulheres com relação aos homens. "Este é o momento de consolidar e de colocar em prática as conquistas das lutas das mulheres ao longo dos anos." Para ele, a coordenadoria vai contribuir para a sociedade como um todo e não só atuar no sentido de reconhecer os direitos femininos.

A Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres vai funcionar na avenida Rio Branco, 1843, 5º andar, Centro.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

 


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!