Terça-feira, 8 de junho de 2010, atualizada às 10h

Espírito verde e amarelo também como doador de sangue

Pablo Cordeiro
*Colaboração

Com espírito verde e amarelo que toma conta de todos os brasileiros em ano de Copa do Mundo, o Hemocentro de Juiz de Fora realiza campanha de doação de sangue com o intuito de garantir níveis estáveis no banco sanguíneo durante o período. Conquiste a camisa 10 da seleção da vida, doe sangue tem início na próxima quarta-feira, 9 de junho, e inclui duas partidas de futsal entre os doadores, visita ao Hemocentro e distribuição de acessórios comemorativos.

Segundo a responsável pela captação sanguínea do Hemocentro, Ana Eliza Alvim, essa época de baixas temperaturas já é tradicionalmente prejudicial aos índices no banco de sangue. "Pelo aumento de doenças respiratórias, essa é uma época de queda de doadores. Em grandes eventos, como a Copa, a quantidade de pessoas ainda diminui mais, já que a atenção está voltada para os jogos", explica. Atualmente o índice de doadores está abaixo do normal, com cerca de 110 e 120 doadores diários, enquanto a média é de 150. 

O Hemocentro alerta que quem ainda não se vacinou contra a Influenza H1N1 deve fazer a doação antes de tomar a vacina. Quem já foi vacinado deve aguardar um mês para realizar o ato. Podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos, que não tenham ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não tenham tido hepatite após os 10 anos, e que não tenham doença de Chagas. O candidato também deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade.

Conscientização e multiplicação

Além da conscientização dos doadores para o período, a campanha também tem o objetivo de alertar os mais jovens sobre a doação de sangue, para que estes já entendam a importância do banco de sangue e possam repassar a informação para seus familiares e amigos. "Desde 1991, fazemos esse contato com alunos de escolas públicas e privadas de até 17 anos, preparando para a doação futura. Além disso, os jovens são grandes multiplicadores entre familiares e amigos", define Ana Eliza. 

Nessa época, os garotos que irão participar da orientação, que faz parte do programa Doador do Futuro (confira a programação abaixo), serão de escolas de futsal. Segundo o Hemocentro, uma média de 400 crianças, de três ou quatro escolas, são orientadas por mês.

Programação
Quarta-feira - 9 de junho - A abertura da campanha ocorre às 19h, na quadra do Colégio Santos Anjos (avenida Garibalde Campinhos, 170, bairro Vitorino Braga), com duas partidas de futsal entre times formados por doadores de sangue e funcionários do Hemocentro.
Segunda-feira - 14 de junho - Às 9h, os alunos das escolinhas de futsal do Colégio Nossa Senhora do Carmo e do Clube Olímpico realizam uma visita técnica ao Hemocentro. Essa ação é um evento do projeto Doador do Futuro.  
Segunda e terça-feira - 14 e 15 de junho - Outra ação vai contemplar os doadores que comparecerem ao Hemocentro com materiais alusivos à campanha. Aqueles que não puderem comparecer nesses dias podem agendar a doação de sangue no Hemocentro Regional de Juiz de Fora pelo telefone (32) 3257-3100.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!