Terça-feira, 14 de junho de 2011, atualizada às 18h

Jovens de 16 e 17 anos e idosos entre 65 e 67 anos também poderão doar sangue

Aline Furtado
Repórter
Doação de sangue

No dia em que é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue, nesta terça-feira, 14 de junho, o Ministério da Saúde (MS) autorizou, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a doação de sangue por jovens com idades entre 16 e 17 anos e por idosos com idade variando entre 65 e 68 anos incompletos. As novas normas já estão valendo.

Antes, apenas pessoas entre 18 e 65 anos podiam doar sangue. Com a mudança, que tem como objetivo aumentar o número de doadores em todo o país, será necessário que os pais ou responsáveis legais dos menores de 16 a 17 anos autorizem a doação.

Além da ampliação da faixa etária para doação, a portaria 1.353, publicada no DOU, prevê o aprimoramento da triagem realizada com candidatos à doação. Segundo as novas diretrizes, a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco. Com isso, não deverá haver, durante o processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia.

157 doadores em JF no Dia Mundial do Doador de Sangue

O Hemocentro de Juiz de Fora registrou nesta terça-feira, Dia Mundial do Doador de Sangue, 157 doações. "O número é positivo, afinal, o ideal seriam 150 doações por dia. Entretanto, durante o tempo frio, as pessoas tendem a sair menos de casa, além de ter mais manifestações alérgicas, que são motivos para que a coleta de sangue não ocorra", destaca o membro do Setor de Captação do Hemocentro, Rafael Mendonça.

Segundo ele, a redução chega a 45% durante os meses mais frios do ano. "A média anual registrada pelo Hemocenro, até agora, é de 106 ou 107 doadores por dia. Durante o frio, cai para 95 doadores por dia." Com isso, é preciso adotar medidas emergenciais, como a captação em municípios próximos a Juiz de Fora, além da suspensão temporária das cirurgias eletivas, que foi determinada na última semana. Entre os dias 17 e 18 deste mês, funcionários do Hemocentro estarão realizando coleta de sangue na cidade de Barbacena.

Quem tiver interesse em doar em Juiz de Fora, basta ir até a rua Barão de Cataguases, s/nº, no Centro. Podem doar sangue pessoas com mais de 50 quilos, sem histórico de hepatite após os 10 anos de idade, sem ter sido vacinadas contra a gripe nos últimos 30 dias e estejam com boa saúde. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h, aos sábados, entre 8h e 11h. Para efetuar a doação, é necessário apresentar documento de identidade original. O telefone do Hemocentro é o (32) 3257-3100.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.