Segunda-feira, 21 de outubro de 2013, atualizada às 17h14

Sesc Literatura recebe Zuenir Ventura e Cássia Kiss

Laura Lewer
*Colaboração
zuenir ventura

Nesta quarta-feira, 23 de outubro, o Sesc Juiz de Fora apresenta mais uma edição do Sesc Literatura: Grandes Escritores. Desta vez, os presentes poderão conferir a palestra gratuita do escritor Zuenir Ventura e leitura de textos feita pela atriz Cássia Kiss. O evento será no Cine Theatro Central, às 20h. Além da palestra, as inscrições para as duas oficinas relacionadas ao escritor estão abertas. As atividades serão realizadas no Sesc Juiz de Fora e as inscrições vão até a sexta-feira, 25 de outubro. Todas as atividades são gratuitas.

Para assistir a palestra, basta chegar com uma hora de antecedência e retirar senha na bilheteria do teatro. As inscrições para as oficinas, que têm 30 vagas cada uma, são feitas pelo telefone (32) 3215-1908 ou pelo e-mail cadijacosta@sescmg.com.br.

De acordo com a funcionária do Sesc Juiz de Fora, Débora Gonçalves, "o objetivo do projeto é a formação gradual de leitores, através da aproximação com o escritor em bate papos informais. Também contamos com as oficinas de leitura temáticas, que são relacionadas ao escritor em questão."

O autor

Zuenir Carlos Ventura nasceu na cidade de Além Paraíba/MG. Trabalhou em grandes veículos de comunicação, como os jornais O Globo e Jornal do Brasil, e as revistas Visão, Fatos & Fotos, Veja e Época. Foi aluno de Manuel Bandeira, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tornou-se um dos principais jornalistas do país. São de sua autoria Cidade partida, Mal secreto - Inveja, O Acre de Chico Mendes, Minhas histórias dos outros, 1968 - O ano que não terminou / O que fizemos de nós, dentre outros, inclusive seu último lançamento, Sagrada Família, que concorre este ano ao Prêmio Jabuti.

Programação

26 de outubro, das 10h às 13h
Oficina: O jornalista é um contador de histórias | Oficineira: Malu Machado
A oficina oferece um panorama das ferramentas presentes no jornalismo literário das obras de Zuenir Ventura e propõe interfaces com a narrativa oral da contação de histórias, revelando pontos de convergência entre as duas artes. Ao final, os participantes serão convidados a produzir um texto a partir de suas memórias biográficas, tendo como ponto de partida as sementes lançadas durante a oficina.

26 de outubro, das 14h às 17h
Oficina: A arte de tecer com o fio da memória | Oficineira: Raquel Rezende
A oficina convida os participantes a construir novas possibilidades de expressão poética a partir do acesso às memórias pessoais. A partilha de fragmentos de lembranças será estimulada por intermédio de linguagens diversas. O ponto de partida será a experiência da escrita na obra Sagrada Família, do jornalista e escritor Zuenir Ventura, que enlaça o leitor em uma tessitura de fragmentos de lembranças próprias, alheias e imaginação. 

*Laura Lewer é estudante do 6º período de Jornalismo do CES/JF

ACESSA.com - Sesc Literatura recebe Zuenir Ventura e C?ssia Kiss