A comunicação eficaz no relacionamento interpessoal

Por

A comunica??o eficaz no relacionamento interpessoal

A comunicação eficaz no relacionamento interpessoal

Luiz Roberto Martins 6/12/2018

Caros internautas! Através deste artigo, quero comentar sobre a comunicação eficaz e sua contribuição em todos os tipos de relacionamentos para que haja harmonia e entendimento entre os indivíduos. O objetivo é tentar construir boas relações nos ambientes em geral.

Muitas pessoas se julgam ineficientes na comunicação, principalmente quando diz respeito àquela voltada ao palco e ao discurso. Perdem o sono e possuem reações como suar frio e até mesmo algumas vertigens só de pensarem na possibilidade de falar em público. A comunicação é a habilidade de expor emoções, informações e conhecimento de algum assunto. Ela acontece desde o acordar até o deitar.

O fator intrínseco é a escuta ativa, ou seja, o ouvinte demonstra interesse pelas informações recebidas com uma atenção plena sobre o que a outra pessoa deseja expressar. A compreensão deve ser feita através da empatia, é poder olhar nos olhos do outro. Para estabelecer uma ponte de diálogo você pode expor seu argumento aproveitando as palavras proferidas pelo seu interlocutor além de envolver perguntas no sentindo de aprofundar a conversa. Quero salientar que a escuta ativa é uma das habilidades mais importantes no processo da comunicação.

Sobre os desentendimentos, que por ventura possam surgir, sejam eles no plano afetivo ou profissional, a tendência é falar muito no calor das emoções. Ouvimos para responder ao outro e não compreender o que está sendo dito. Nunca julgue ou desrespeite os sentimentos e experiências da outra pessoa, pois isso acarreta consequências desastrosas na comunicação danificando profundamente a relação.

No ambiente corporativo, por exemplo, uma equipe de trabalho que está ligada ao gestor que transmite valores e atitudes congruentes através de uma boa comunicação, provavelmente conseguirá atingir os objetivos propostos e alcançará sucesso. Saber dar e receber feedbacks é de fundamental importância.

Uma das formas mais antigas da comunicação é a linguagem corporal e ela transmite sensações e sentimentos através dos gestos, posturas e tom de voz. A comunicação não verbal também é responsável por transmitir amor, medo, desconfiança e muitas outras emoções. Devemos, por assim, comunicarmos de forma assertiva em qualquer tipo de relacionamento interpessoal e melhorar significativamente nossa imagem.

A escrita é outra forma importante de se comunicar, principalmente na área corporativa. Ela deverá ser objetiva, clara e usada de forma correta na linguagem padrão. Seja gentil ao escrever e solicitar alguma coisa não somente ao seu superior, mas também, ao companheiro de trabalho. Algumas pessoas possuem desenvoltura ao falar em reuniões ou telefone, porém, expressam de maneira deficitária ao escreverem um e-mail ou outros documentos.

Dê uma atenção especial à sua ortografia. Não falo aqui de letra arredondada e perfeita, mas sim, de uma letra em que o leitor de sua mensagem seja capaz de compreendê-la. Valorize sua imagem criando estratégias inovadoras no que diz respeito à sua comunicação. Faça cursos e treinamentos que o capacite. Busque sempre diretrizes que contribua significativamente com sua evolução pessoal.