Segunda-feira, 31 de outubro de 2011, atualizada às 19h14

Comissão Especial do Idoso entrega carta compromisso ao Executivo

Aline Furtado
Repórter
Encontro na PJF

Integrantes da Comissão Especial do Idoso entregaram, na tarde desta segunda-feira, 31 de outubro, uma carta compromisso ao prefeito de Juiz de Fora, Custódio Mattos. No documento estão relacionadas 36 ações referentes às áreas da saúde, esporte, cultura e lazer, cidadania, acessibilidade, segurança, entre outras.

A carta compromisso é fruto de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde o mês de maio. Cerca de 18 entidades colaboraram na elaboração do material, entre elas as secretarias municipais de Assistência Social, Obras, Transporte e Trânsito e Saúde, a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), as polícias Civil e Militar, a Associação de Aposentados e Pensionistas das Autarquias do Brasil e o Conselho Municipal do Idoso.

"Esperamos que os pontos abordados sejam analisados com cautela pelo poder público municipal, afinal, atualmente, 13,6% da população de Juiz de Fora é formada por idosos. Já aquilo que não for de competência local, que o Executivo encaminhe e estabeleça parcerias com os governos estadual e federal", aponta o vereador integrante da comissão, Isauro Calais (PMN). Para ele, é preciso que a cidade comece a se preparar para o envelhecimento da população. "Daqui a aproximadamente três décadas, teremos três vezes mais que o percentual de idosos no município.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken