Sexta-feira, 18 de maio de 2012, atualizada às 17h07

Blitz educativa divulga número para denúncias contra abuso sexual

Thiago Stephan
Repórter
Blitz educativa

Nesta sexta-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Juiz de Fora, a data foi marcada por uma blitz educativa na avenida Juscelino Kubitschek promovida pela Secretaria de Estado de Defesa Social (Sedese) e pelo 27º Batalhão de Polícia Militar (PM).

Entre 8h30 e 11h30, cerca de 40 estudantes da Escola Estadual Clorindo Burnier e Escola Municipal Cecília Meireles, todos integrantes do programa Jovens Construindo Cidadania, desenvolvido pela Polícia Militar, realizaram panfletagem divulgando o Disque Direitos Humanos, que atende pelo telefone 0800-031-1119. De acordo com a coordenadora regional da Sedese em Juiz de Fora, Erla Teixeira, é grande o número de denúncias relacionadas ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

"Dados de Minas Gerais mostram que, nos últimos três anos, foram registradas cerca de nove mil denúncias, três mil por ano. Os casos mais comuns são os de abuso sexual, cerca de dois mil anualmente. Os outros mil são de diferentes casos de violência", revela Erla.

Segundo a coordenadora regional, a população tem papel fundamental no combate a estes tipos de crime. "A população tem que denunciar. As pessoas acham que precisam chamar a polícia ou procurar uma delegacia. Mas, pelo 0800-031-1119, é possível fazer a denúncia sem sair de casa, de forma sigilosa e gratuitamente. Quanto mais informações, mais ágil e precisa é a resposta", garante.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Blitz educativa divulga n?mero para den?ncias contra abuso sexual