Quinta-feira, 19 de julho de 2012, atualizada às 17h

Dia do Amigo vai ser comemorado com doações de sangue nesta sexta-feira em JF

Da Redação
sangue

A Fundação Hemominas em Juiz de Fora promove um dia especial em comemoração ao Dia do Amigo, nesta sexta-feira, 20 de julho. Para a data, doadores foram convidados a comparecer à unidade e levar um amigo para realizarem, juntos, a doação de sangue.

A campanha Amigos solidários conta, ainda, com a participação de grupos de jovens religiosos, de estudantes da Federação Internacional dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA Brazil) de assistência social (associações de amigos) e de atletas (maratonistas da equipe de corrida Super Amigos).

A unidade da Hemominas em Juiz de Fora fica na rua Barão de Cataguases, s/nº, e funciona das 7h às18h. A unidade atende a demanda de hemocomponentes de 64 hospitais em 30 municípios da região.

Segundo a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. Jovens com 16 e 17 anos somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório.

A idade máxima para a primeira doação de sangue é 60 anos. Os candidatos que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos poderão doar até a idade de 67 anos.

Os textos são revisados por Mariana Benicá

ACESSA.com - Dia do Amigo vai ser comemorado com doa?es de sangue nesta sexta