Fórum Municipal de Segurança Alimentar será lançado neste sábado em JF

Objetivo do grupo, formado por várias entidades da sociedade civil, é discutir a questão alimentar na cidade

Raphael Placido
Repórter
5/4/2013
alimentos

Neste sábado, 6 de abril, às 9h, um ato público no Sindicato dos Professores vai marcar o lançamento do Fórum Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional,  responsável por discutir e promover, em Juiz de Fora, políticas de produção, distribuição de alimentos, educação alimentar e nutricional, voltadas sobretudo para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Às 10h30, haverá panfletagem no Calçadão da rua Halfeld.

A exemplo do que já acontece em várias cidades do país, o fórum é composto de várias entidades, como a Pastoral da Criança, sindicatos e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Ele foi formado a partir da experiência da Frente em Defesa do Restaurante Popular, criada em 2009.

Membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar (Consea) e uma das organizadoras do Fórum, Betina Koyro explica que ainda há muita dificuldade em se garantir boa alimentação a todas as pessoas. "Os integrantes deste evento se preocupam com a falta de alimentos para todos os juiz-foranos. Além disso, queremos discutir o que é segurança alimentar. Vamos trazer o histórico de lutas em prol do Restaurante Popular e ampliar a discussão", explica.

Também faz parte das reivindicações do grupo a implantação do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, previsto na Lei Orgânica Municipal. "Há uma grande demanda pela sua implantação. Já temos, da Prefeitura, a sinalização de que ele, de fato, será posto em prática. Mas sabemos que quando não há cobranças, as coisas não funcionam tão rápido quanto deveriam", comenta.

O grupo pretende reivindicar, ainda, a utilização de 30% dos recursos repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar, priorizando a compra de produtos oriundos da agricultura familiar, além de dar prosseguimento às discussões sobre a gestão do Restaurante Popular.

ACESSA.com - F?rum Municipal de Seguran?a Alimentar ser? lan?ado em JF