Ivan Bilheiro Ivan Bilheiro 22/08/2014

Cogitações...

Hoje dou início a um novo projeto aqui no Portal ACESSA.com: esta coluna Cogitações... Qual é meu objetivo aqui? Partilhar algumas reflexões que possam ser interessantes para os leitores, mesmo que esse interesse seja daquele tipo curioso: só o de saber o que outra pessoa pensa sobre um determinado assunto.

Somos todos, na verdade, um tanto mais ou um tanto menos, curiosos. Às vezes, é claro, encontramos pessoas excessivamente curiosas. Mas não é fácil encontrar alguém que não tenha, no mínimo, um pouquinho de curiosidade. E isso é bom! Nos faz querer informações! Nos faz buscar a resposta para aquilo que nos inquieta.

Pois bem... e o que isso tem de ligação com essa minha nova coluna? Ora, meu objetivo vai ser o de incentivar o olhar curioso, o pensar inquieto: quero partilhar aqui algumas de minhas reflexões – nem sempre tão exclusivas, mas certamente motivadas por uma curiosidade que partilho – e colocar, à disposição do leitor, alguma coisa que o possa provocar para o pensamento.

E como é que se faz isso? Talvez tenhamos que descobrir isso juntos. Por ser um "cogitante" (perdão pela estranha palavra), alguém que está querendo pensar sobre as coisas, tenho só uma proposta: quero oferecer meu olhar curioso sobre algumas coisas e, assim, tentar despertar outros olhares e, então, outras "cogitações curiosas". Discordando, concordando, rindo, se interessando... seja como for, quero convidar o leitor a uma partilha de curiosas perspectivas...

Será que dá pra cogitar essa possibilidade? Vamos ver, logo logo!


Ivan Bilheiro é professor de Filosofia e Sociologia. Licenciado em História pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), bacharel e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), instituição na qual cursa o Mestrado em Ciência da Religião. É, também, especialista em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF) e em Ciência da Religião pela UFJF.

ACESSA.com - Cogita?es...