Terça-feira, 2 de junho de 2009, atualizada às 19h14

Alunos aguardam divulgação do modelo com questões do novo Enem. Simulado irá ajudar na preparação para a prova

Clecius Campos
Repórter

A menos de quinze dias para o início do período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ainda não divulgou as questões-modelo da nova prova. Com o simulado, os alunos terão conhecimento de como as competências e habilidades serão cobradas na prova.

Para a estudante Mariana Diniz, apesar da divulgação das matrizes de habilidades, a publicação do simulado é importante para os estudantes. "Sem ter noção de como são as questões, o aluno não tem base para fazer a prova. Várias pessoas estão desanimadas de se inscrever porque não sabem o que vem por aí." Na opinião dela, as informações sobre a mudança deveriam ser dadas de forma completa. "Eles dizem que o Enem vai ficar melhor. Mas melhor como?"

Outra vestibulanda, Anna Karla Nascimento, acredita que a demora na divulgação das questões-modelo pode prejudicar a preparação. Para ela, a questão é ainda mais séria, já que o resultado do Enem poderá ser utilizado como forma de seleção para segunda etapa do vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). "É uma mudança considerada muito grande até pelo próprio Ministério da Educação. Se não conhecemos o padrão da prova, não temos segurança para fazê-la."

O coordenador de um curso preparatório para vestibular de Juiz de Fora, Sérgio Castro, afirma que, de qualquer forma, o novo Enem será uma surpresa. O simulado, no entanto, poderá diminuir a ansiedade. "Todo o processo de reformulação e unificação do acesso às instituições federais de ensino foi discutido e implantado com muita pressa. Estamos a quatro meses do teste. Mesmo que as questões-modelo tivessem sido divulgadas, a preparação dos alunos já foi prejudicada."

Segundo a assessoria de comunicação do Inep, o simulado está em fase de elaboração e não tem data definida para ser publicado na internet. As inscrições para o Enem ocorrem entre os dias 15 de junho e 17 de julho. As provas estão marcadas para os dias 3 e 4 de outubro.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes