Segunda-feira, 15 de junho de 2009, atualizada às 17h11

Inscrições para Enem começam nesta segunda-feira. Pedido de isenção pode ser feito no ato da matrícula

Clecius Campos
Repórter

A partir desta segunda-feira, dia 15 de junho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educadionais (Inep) recebe inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As matrículas devem ser realizadas exclusivamente via internet, no site do Inep, até o dia 17 de julho. Para efetuar a inscrição, o estudante precisa ter em mãos o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A taxa é de R$ 35* e deve ser paga no Banco do Brasil. O boleto pode ser impresso pela própria página de inscrição.

Estão dispensados de pagar a taxa os alunos do terceiro ano do ensino médio de instituições públicas de ensino (federal, estadual ou municipal), egressos que não puderam pagar a taxa de inscrição em anos anteriores e participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2006, 2007 e 2008.

Estudantes do terceiro ano da rede particular têm do dia 15 ao dia 19 de junho para fazer o pedido de isenção da taxa. A declaração de carência é realizada no momento da inscrição. A relação de pedidos deferidos será divulgada até o dia 10 de julho. Quem não conseguir a isenção, tem até o dia 17 de julho para efetuar o pagamento. A prova ocorre nos dias 3 e 4 de outubro.

Atendimento especial

Portadores de deficiência física devem declarar, no ato de inscrição, o tipo de atendimento especial que precisam para realizar o exame. Detentos ou internos, matriculados em programas especiais de educação de ensino médio em unidades prisionais ou hospitalares, farão a prova nos locais de detenção ou internação em que se encontram, mediante termo de compromisso específico. A coordenação responsável pelo programa deverá solicitar ao Inep o formulário do Termo de Compromisso e encaminhá-lo de volta até o dia 10 de julho.

Manual e cartão de confirmação

Os inscritos receberão o manual, com informações sobre a prova e o questionário socioeconômico, além do cartão de confirmação de inscrição, com o local de prova, até o dia 25 de setembro. Caso o prazo seja extrapolado, o candidato deverá entrar em contato com o Inep pelo telefone 0800-616161 ou acessar a página de consulta da prova

Simulado do Enem

A assessoria de comunicação do Inep informa que não há previsão para publicação do simulado do novo Enem, contendo as questões-modelo da prova. No mês passado, o Inep divulgou as matrizes de habilidades que serão cobradas no exame. As quatro áreas de conhecimento abordadas no teste são linguagens e códigos (incluindo redação), ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Como as universidades federais vão utilizar o Enem

Os textos são revisados por Madalena Fernandes