UFJF retoma atividades com medidas de prevençãoAlunos são os principais agentes contra a transmissão do vírus no campus universitário

Pablo Cordeiro
*Colaboração
19/8/2009

Após 15 dias de adiamento do calendário acadêmico, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciou nesta quarta-feira, 19 de agosto, o período letivo, com medidas preventivas contra a Gripe A (H1N1). Foram instalados recipientes de álcool gel em todas as unidades do campus, afixados folders com orientação e disponibilizado material higiênico nos banheiros. Cada um dos 11.150 alunos recebeu um squeeze (garrafa plástica) para uso particular.

Segundo o pró-reitor de graduação, Eduardo Magrone, a Universidade providenciará o que for preciso para prevenir a gripe A. "Os bebedouros foram interditados e nos próximos dias também serão distribuídos lenços para os alunos. Nos casos mais urgentes, as máscaras serão utilizadas", afirma.

Magrone ressalta que a cooperação dos alunos é fundamental nesse momento. "Caso o aluno sinta qualquer sintoma de gripe ou indicativo de febre, deve comunicar imediatamente ao diretor do curso." Alunos e funcionários nesta situação serão encaminhados à equipe médica do Hospital Universitário (HU).

Em relação às alunas grávidas, mais suscetíveis ao contágio, todas irão passar por uma perícia médica na própria Universidade, além de entrar em regime especial e ter uma licença até que saiam do grupo de risco. Periodicamente, estudantes de Enfermagem e Medicina vão passar nas salas fornecendo esclarecimentos sobre a doença. A Farmácia Universitária irá iniciar na próxima semana a produção de álcool gel e sabonetes.

Ao todo, foram utilizados 800 litros de álcool nos recipientes. Para a reposição, foram encomendados mais 2.000 litros. No Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas (IFET - antigo CTU), com 1.890 alunos, e no Colégio de Aplicação João XXIII, com 1.200, também foram providenciadas as medidas de prevenção.

Em relação ao calendário de reposição das aulas, o Conselho de Graduação (Congrad) irá disponibilizá-lo na próxima semana.

aunos em sala aula
Cooperação

Segundo o pró-reitor de planejamento e gestão, Alexandre Zanini, é preciso uma mudança de hábitos para evitar o contágio. Os alunos têm que se conscientizar, principalmente em relação ao contato físico. "Beijos e abraços são vetores de transmissão."

O infectologista e presidente do Comitê de Monitoramento e Orientação de Conduta da UFJF, Ronald Roland, afirma que não há comprovação da diminuição do vírus e ressalta a importância de se evitar as aglomerações. De acordo com o médico, aquele que sentir os sintomas da gripe deve buscar imediatamente orientação médica e repouso. "A conscientização é a principal arma contra o vírus. Quem estiver doente não deverá ir às aulas", destaca.   

Atendimento a comunidade

A Central de Atendimento da UFJF, localizada no prédio da reitoria, também reforçou as medidas profiláticas. Segundo o gerente da Central, Hélder Dalamura, cerca de 600 pessoas são atendidas por dia. "Além dos cartazes, máscaras e álcool gel, os atendentes estão orientados a manter uma distância de 1,5 metros dos usuários."

Prevenção no RU

No prédio do Restaurante Universitário, foram instalados diversos recipientes de álcool gel nos banheiros e nas vias de passagem. Todos os funcionários utilizam máscaras e estão orientados quanto aos cuidados a serem tomados. O estabelecimento voltou a funcionar nesta quarta-feira, 19 de agosto. O almoço e jantar custam R$ 1,40 para os alunos e R$ 2 para os funcionários.

Segundo a coordenadora dos RU's Centro e Campus, Mariza Pires Dissupoio, a área e o número de alunos atendidos triplicaram. "Antes eram servidas refeições para 1.600 alunos ao mesmo tempo, agora a capacidade aumentou para 5.000." Dentre as novidades, a coordenadora destaca os seis galpões térmicos e as duas copas, que agilizam o serviço. Nos dois RU's trabalham 54 servidores. O projeto ainda não está concluído. A previsão de finalização da nova cozinha é para março, quando os novos equipamentos chegam.

RU RU

 

 

*Pablo Cordeiro é estudante do 9º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes