Sexta-feira, 21 de outubro de 2011, atualizada às 19h

Estudantes optam pela diversão e pelo relaxamento na véspera do Enem

Aline Furtado
Repórter
Quizz

Nesta sexta-feira, 21 de outubro, estudantes de Juiz de Fora que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nestes sábado, dia 22, e domingo, dia 23, aproveitaram os momentos que antecedem os testes para participar de atividades de diversão e relaxamento.

"O que eu poderia fazer já foi feito. Agora é tentar me concentrar em todo o conteúdo estudado, dormir bem nas noites que antecedem as provas e aproveitar para descontrair e esquecer a tensão", aponta a estudante Laís Magalhães, que tentará uma vaga no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Para proporcionar momentos de descontração aos alunos, um curso da cidade vem promovendo, ao longo de toda a semana, atividades de relaxamento, lanche, distribuição de picolés, além de um show de stand up comedy. O esquete, apresentado pelo humorista Bruno Fonseca, foi aprovado pela estudante Rafaela Almeida, que busca uma vaga no curso de Medicina da UFJF. "É muita ansiedade. Por isso, esses momentos de descontração são ótimos, já que a gente acaba se esquecendo de tudo e dando muita risada."

Sala de aulaEm outro colégio, dois professores realizaram brincadeiras com os alunos, a fim de que os estudantes pudessem sentir-se mais relaxados e, de forma leve, relembrarem o conteúdo estudado.

"Realizamos uma série de atividades, visando à preparação. Usamos aulas digitalizadas, músicas e paródias musicais. Promovemos uma interação entre a história e a literatura. Organizamos, ainda, um quiz de história, em que os alunos realizavam perguntas pontuais sobre a matéria e as respostas eram dadas pelo professor", destaca o professor Edson Rodolfo Visentin Ramos de Araújo.

Água, chocolate e energético

Entre as dicas das próprias estudantes para os dias das provas estão levar água e chocolate. "Acredito que a possibilidade de comer um doce ou até mesmo ingerir água ou uma bebida energética acaba nos relaxando porque tira o nosso foco da prova por alguns segundos", opina Laís.

Orientações

Entre as orientações do Ministério da Educação (MEC) para os estudantes que farão o Enem estão a necessidade de conferir se o número de questões do caderno corresponde ao do cartão de resposta, antes de começarem a prova. O estudante também deve verificar se os dados pessoais estão corretos. O candidato precisar marcar no cartão de respostas a cor do caderno que recebeu para que o gabarito seja corrigido na ordem correta. Ele deve usar caneta de material transparente, com tinta esferográfica preta.

O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio. Neste sábado, 22, os candidatos fazem as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza. No domingo, dia 23, serão aplicadas provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. As provas terão início às 13h.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken