Segunda-feira, 1º de fevereiro de 2010, atualizada às 19h

MEC altera critério de desempate para vaga em instituições federais no sistema Enem

Aline Furtado
Repórter

O último dos critérios de desempate do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) adotados para garantia de vaga em instituição federal no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não é mais válido.

A medida foi tomada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, devido a problemas no acesso à banda larga verificados na região Sudeste do país no último domingo, dia 31.

Assim, em caso de empate em todos os critérios do Enem, os dois candidatos terão as vagas garantidas, não valendo mais o desempate pela antecedência na inscrição. Os critérios de desempate adotados são redação, linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas.

UFJF

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) recebeu, nesta segunda-feira, 1º, os arquivos contendo as notas do Enem. De acordo com o coordenador de graduação da instituição, Wilhelm Passarela Freire, não há expectativa de alteração na data do resultado do vestibular. "Embora as notas do Enem tenham sido liberadas antes do previsto, os arquivos recebidos se referem a estudantes de todo o Brasil. Teremos um trabalho grande. Como os dados estão sendo analisados, é prematuro dizer que o resultado da UFJF será divulgado antes da data prevista."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes