Sexta-feira, 30 de abril de 2010, atualizada às 14h

Provas do Enem deverão ser realizadas nos dias 6 e 7 de novembro

Aline Furtado
Repórter

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 devem ser marcadas para os dias 6 e 7 de novembro. A intenção inicial era agendar o exame para o mês de outubro, entretanto, devido aos dois turnos das eleições, a aplicação de provas foi adiada.

A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 30 de abril, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante um encontro internacional de educação, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. Contudo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ainda não confirmou as novas datas.

A intenção do Ministério da Educação (MEC) é que o resultado do Enem seja divulgado na primeira semana de janeiro de 2011. As inscrições devem começar em junho ou julho deste ano.

Números e adesão

A expectativa é que, neste ano, cerca de 6 milhões de estudantes façam o Enem. No ano passado, 4,2 milhões se inscreveram, em todo o Brasil, e 2,5 milhões fizeram a prova. Em 2009, Juiz de Fora teve 16.215 alunos inscritos. Na cidade, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) adota a nota do Enem em substituição à nota da primeira fase do vestibular, caso a primeira seja maior. Além disso, a instituição utiliza o resultado do exame para vagas remanescentes.

A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) destina de 10 a 15% da vagas ao Enem, como resultado único. Os estudantes podem optar pelo uso da nota do exame para a primeira fase do vestibular. Além disso, as notas do Enem são utilizadas para preenchimento das vagas remanescentes. Na Universidade Federal de Lavras (UFLA), o exame será usado como fase única. A instituição manterá o processo seriado de ingresso, em que a nota do Enem compõe a terceira fase, além de utilizar as notas para preencher vagas remanescentes.

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) utiliza o Enem como primeira fase do processo seletivo da instituição. A Universidade Federal de Viçosa (UFV) aguarda decisão quanto à data de realização do exame para definir se será utilizado como parte da nota do processo seletivo. A instituição usará a nota para preenchimento de vagas remanescentes. O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), que tem campus em Leopoldina, pretende utilizar o Enem como fase única para a seleção de estudantes em vagas remanescentes do vestibular, além de combinar a nota do Enem com o vestibular tradicional.

Enade

Com a possibilidade de marcação do Enem para os dias 6 e 7 de novembro, o MEC e o Inep verificam outra data para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), prevista inicialmente para 7 de novembro.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes