• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Serviço Social está entre os cursos mais procurados da UFJF A graduação foi a terceira mais procurada, depois de Medicina e Psicologia, por estudantes inscritos no grupo A que disputarão o vestibular

    Aline Furtado
    Repórter
    6/12/2010
    Prova

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou, nesta segunda-feira, 6 de dezembro, a relação candidato por vaga do Vestibular 2011 e do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) III (ver aqui a listagem de todos os cursos).

    Diferentemente dos anos anteriores, o curso de Serviço Social aparece entre os mais procurados pelos candidatos ao vestibular do grupo A, formado por estudantes que estudaram em escola pública e se declaram negros.

    O curso noturno figura como o terceiro mais concorrido, com 12,67 candidatos por vaga. A graduação mais procurada pelo grupo A foi Medicina, com 15,64 candidatos por vaga, seguida de Psicologia, com 14 candidatos por vaga.

    No grupo B, que inclui candidatos que estudaram quatro anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública, Medicina tem 15,67 candidatos disputando cada vaga. Os outros mais concorridos são Psicologia, com 13,46 candidatos por vaga, e Administração noturno, com 10,09 candidatos por vaga.

    Já no grupo C, formado por não-optantes por cotas ou que não possuem o perfil para optarem, a tradição foi mantida, com Medicina figurando em primeiro lugar entre os cursos mais concorridos, com 68,11 inscritos por vaga. No mesmo grupo, em seguida, aparecem cursos também recorrentes entre os mais procurados nas edições anteriores, Direito diurno, 20,77 candidatos por vaga, e Engenharia Civil, com 15,77 candidatos por vaga.

    Pism III

    No Pism III, Medicina só aparece no grupo C como curso mais concorrido, com um total de 8,08 candidatos por vaga. Nos demais grupos, os primeiros da lista são Comunicação Social noturno no grupo A, com 7 candidatos por vaga, e Fisioterapia diurno, com 5,4 candidatos por vaga no B.

    No grupo C, o segundo e terceiro cursos mais procurados são Engenharia Mecânica diurno, com 4,63 candidatos por vaga, e Engenharia Civil, com 4,33. No B, o mais procurado foi Ciências Biológicas, com 4,33 candidatos por vaga, seguido do empate entre os cursos de Letras diurno, Comunicação Social noturno e Ciência da Computação noturno, com 4 candidatos por vaga cada um. No grupo A, aparecem Educação Física, 6 candidatos por vaga, e Medicina diurno, com 5,5.

    Segundo o pró-reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone, a oscilação para mais ou para menos na relação de candidatos por vaga está dentro do esperado. O aumento na procura por cursos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, como Psicologia, Serviço Social e Comunicação Social, pode indicar uma perspectiva de movimento desses cursos, tanto quanto à formação como com relação aos aspectos profissionais das áreas.

    Comprovante definitivo de inscrição

    De acordo com o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra, os comprovantes definitivos de inscrição dos candidatos do Pism III e Vestibular serão liberados na próxima quarta-feira, dia 8, e não mais no dia 15, conforme programado. O documento ficará disponível no site da instituição. "Isso vai fazer com que o candidato saiba, com mais antecedência, onde fará a prova." Também no dia 8, serão disponibilizados os comprovantes do Pism I e II.

    Provas

    As provas do Pism I e II serão realizadas no próximo domingo, 12, prosseguindo até o dia 14. Já os candidatos ao Pism III farão provas entre os dias 19 a 21. A segunda fase do Vestibular será realizada nos dias 20 e 21 e é obrigatória a todos os candidatos, que já participaram da primeira fase do concurso, com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Todas as provas serão aplicadas das 14h às 18h.

    A orientação é que os candidatos cheguem ao local de prova com uma hora de antecedência. Não será permitida a entrada com aparelho celular e outros aparelhos eletrônicos.

    Habilidades específicas

    Ainda nesta segunda-feira, foi publicado o resultado da prova de habilidade específica para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música. A relação final dos candidatos pode ser acessada no site da UFJF. Os candidatos ausentes ou que não foram aprovados pelo exame continuam no processo seletivo, porém concorrendo para a segunda opção de curso escolhida no ato da inscrição.

    A próxima etapa agora, para aptos e não aptos, é a segunda fase do Vestibular ou do Pism III. O curso de Música teve sete aprovados, sendo Canto (1), Violoncelo (2), Piano (2), Flauta Transversal (1), Violão (1). Não houve candidatos aptos para a habilitação Violino. 

    Os mais concorridos

    Tabela

     

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    A Melhor Internet Está Aqui

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.