Servidores técnico-administrativos da UFJF voltaram a trabalhar no regime de 50%
Repórter
Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que estão paralisados há 72 dias, voltaram a trabalhar nesta quarta-feira, 16 de agosto, no regime de cumprimento de 50% de frequência dos funcionários, devido a liminar do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
"O STJ entrou como uma liminar no dia 25 de julho, arrolando todos os sindicatos que tivessem em greve. Como a liminar é de caráter sumário, os sindicatos tiveram que acatar a decisão, senão iam ter que pagar uma multa de R$ 50 mil diários", explica o coordenador geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino de Juiz de Fora (Sintufejuf), Lucas Simeão.
Com a decisão, os Restaurantes Universitários (RUs), a Biblioteca Central e os laboratórios de algumas faculdades retomaram o funcionamento. "O movimento continua, mas 50% dos trabalhadores tiveram que voltar à ativa."
- Servidores técnico-administrativos da UFJF entram em greve novamente
- Primeiro dia da greve dos professores municipais de Juiz de Fora tem adesão de 92% da categoria
Protesto
Cerca de 200 alunos da UFJF e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFJF, participaram de uma marcha na manhã desta quarta-feira, no campus da UFJF. "O ato ficou concentrado em frente à Reitoria da UFJF e seguiu em direção ao RU do campus", diz a coordenadora geral do DCE, Mirelly Cardoso.
A volta dos serviços do restaurante foi comunicada pelos grevistas momentos antes do protesto, mas, mesmo assim, os manifestantes não desistiram de realizar o ato público. "O objetivo da manifestação foi mostrar a falta que o RU e que a biblioteca estava fazendo para os universitários. Com a democratização e o aumento do número de alunos com baixa renda, essa situação não podia continuar."
Outra assembleia está marcada para esta quinta-feira, 18 de agosto, às 9h, para que as instruções do comando nacional de greve sejam repassadas para os servidores locais.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!