• Assinantes
  • Autenticação
  • Educação

    Engenharias estão entre os cursos mais concorridos na UFJFMedicina é o curso mais disputado nos grupos A, B e C do vestibular, e no grupo C do Pism III. Nos grupos A e B do Pism III, Psicologia é o mais concorrido

    Aline Furtado
    Repórter
    17/11/2011
    Coletiva

    A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta quinta-feira, 17 de novembro, a relação de candidatos por vaga do Vestibular 2011 e do terceiro módulo do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Os cursos de Engenharia figuraram entre os três mais concorridos em cada um dos grupos do vestibular e do Pism III.

    No caso do grupo A do vestibular, formado por candidatos que se declararam negros, o curso de Engenharia de Produção noturno tem 12,6 candidatos por vaga, sendo a terceira graduação mais concorrida. No grupo B, que inclui candidatos que estudaram quatro anos do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública, o terceiro curso mais concorrido foi de Engenharia Civil diurno, com 11,31 candidatos por vaga. Já no grupo C, formado por não-optantes por cotas ou que não possuem o perfil para optarem, a Engenharia Civil diurno foi o terceiro curso mais procurado, com um total de 19,57 candidatos disputando uma vaga.

    No grupo A do Pism III, a Engenharia Civil diurno é o terceiro curso mais concorrido, contando com 4,5 candidatos por vaga. No grupo B, o segundo mais concorrido foi o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental diurno, com 4,67 candidatos por vaga. Em terceiro lugar na lista de concorrentes, está o curso de Engenharia Mecânica diurno, com 3,83. No grupo C, o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental diurno é o segundo mais disputado, com 6,38 candidatos por vaga.

    "O fato de as Engenharias ocuparem os primeiros lugares nos três grupos do vestibular e do Pism III é uma tendência não só da UFJF. Isso pode ser explicado como uma reação à evolução econômica, visto que há períodos em que a procura pela Engenharia cresce. Trata-se de uma carreira muito sensível ao aquecimento econômico", destaca o pró-reitor de Graduação da UFJF, Eduardo Magrone.

    O curso de Medicina, tradicionalmente muito concorrido, é o mais disputado no grupo A do vestibular, com 18,94 candidatos por vaga, no grupo B, com 22,79 candidatos por vaga, e no grupo C, com 74,73 candidatos por vaga. Já no ingresso pelo Pism, o curso aparece como mais concorrido apenas no grupo C, com 6,89 candidatos por vaga.

    No grupo A do Pism III e no grupo B do Pism III, Medicina figura na décima e na 14ª colocação, respectivamente. "Isso revela que a mudança no perfil dos candidatos acaba definindo a hierarquia das escolhas. A orientação por meio das cotas acaba fazendo com que o curso de Medicina não seja tão procurado, o que pode ser influenciado por expectativas e perfil social dos candidatos. Por outro lado, percebemos que as cotas acabam abrindo possibilidade para outro tipo de demanda."

    Os cursos mais disputados entre os candidatos do grupo A estão Psicologia, com 6,5; seguido por Serviço Social noturno, com 5 candidatos por vagas. No grupo B, o mais disputado é o curso de Psicologia diurno, com 5,5 candidatos por vaga.

    Aumento do número de inscritos

    O processo seletivo deste ano conta com 17.019 inscritos pelo vestibular e 1.869 pelo Pism III. No ano passado, o vestibular teve 16.117 candidatos inscritos e o Pism III, 2.049. "O aumento remete à visibilidade da UFJF, que tem sido escolhida devido à mudança do perfil da instituição, não apenas formando profissionais, mas investindo de forma completa", aponta Magrone.

    Habilidade específica

    Dos 765 inscritos para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Música, que passam por uma prova de habilidade específica antes do processo seletivo, 304 foram considerados aptos, 135 não aptos, 226 não compareceram (ausentes), e cem foram dispensados da prova, uma vez que já haviam sido aprovados nesta etapa no ano anterior. Os não aptos e os ausentes ainda poderão participar do concurso, no entanto, para ingresso na segunda opção de graduação escolhida no ato da inscrição.

    Datas

    A partir das 11h do dia 5 de dezembro, os candidatos devem entrar no site da instituição para imprimir o comprovante definitivo de inscrição, onde constará o local de realização das provas, além dos dados do candidato e a opção de curso escolhida. O Pism terá as provas dos módulos I e II aplicadas nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, e as do módulo III nos dias 18, 19 e 20 de dezembro.

    A segunda etapa do vestibular, composta por provas discursivas, será nos dias 19 e 20 de dezembro. Para a primeira fase, são consideradas as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em outubro. Os candidatos devem se dirigir aos locais de prova com uma hora ou uma hora e meia de antecedência, devido ao aumento de fluxo de veículos e pessoas nas vias, o que pode causar lentidão no trânsito. Ainda não foi definido qualquer tipo de esquema especial de trânsito para as imediações da UFJF para os dias de provas. Todas as provas serão realizadas em Juiz de Fora.

    A relação de candidatos aprovados na primeira etapa do vestibular será divulgada no dia 9 de janeiro. No dia 27, serão divulgadas as notas da segunda etapa do vestibular e das provas do Pism III. O resultado final será divulgado no dia 6 de fevereiro. Já as notas dos módulos I e II do Pism serão divulgadas no dia 30 de março.

    Novidades

    O processo seletivo deste ano trará novidades aos candidatos. Uma delas é a proibição dos celulares. "Não vamos admitir, em hipótese alguma, que os candidatos entram para as salas portando celulares. Teremos funcionários usando detectores de metal, a fim de identificar quem tentar burlar a norma. Além disso, diferentemente dos anos anteriores, a UFJF não irá disponibilizar sacos plásticos para guardar os aparelhos até o final das provas", o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra.

    Outra novidade é que os candidatos não mais usarão lápis, caneta e borracha próprios durante o exame. "A universidade vai distribuir, em forma de empréstimo, o material a cada aluno." Assim, o que cada candidato deverá portar no dia da prova é o documento de identidade, o comprovante definitivo de inscrição, água armazenada em garrafa transparente, alimentos em pequenas porções e medicação, caso haja necessidade. "São medidas adotadas para reduzirmos o risco de fraudes, mais comuns devido aos constantes avanços tecnológicos. O que queremos é um vestibular limpo e transparente."

    Formas de acesso

    Segundo Magrone, ainda este mês será realizada a reunião do Conselho Setorial de Graduação (Congrad), na qual será votada a forma de ingresso na UFJF em 2013. "Não necessariamente teremos uma mudança. Poderemos optar por estabilizar as regras adotadas atualmente." 

    Confira a relação completa de candidato por vaga da UFJF

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Publicitário

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.