Segunda-feira, 12 de dezembro de 2011, atualizada às 13h30

Primeiro dia de provas do Pism registra seis estudantes portando aparelhos eletrônicos

Aline Furtado
Repórter
Alunos em sala de aula

O primeiro dia de provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no último domingo, 11 de dezembro, teve seis alunos flagrados portando aparelhos eletrônicos, como celulares, MP4 e Ipod, o que estava proibido pela organização do concurso.

Os estudantes foram retirados da sala e concluíram a prova de forma individual. "Não há desclassificação imediata. Os casos serão analisados pelo setor jurídico", explica o diretor da Comissão Permanente de Seleção (Copese), José Maria Pereira Guerra. Este ano, a UFJF usou detectores de metais para coibir o uso dos aparelhos e distribuiu materiais (caneta, lápis e borracha) aos participantes.

Foram registradas 1.353 ausências. Do total, 1.057, o equivalente a 12%, refere-se ao Pism I e 296, ou 6%, ao segundo módulo. Segundo informações da UFJF, o índice é menor do que o ano passado, cujos percentuais foram de 17,79% no módulo I e 7,7% no módulo II. Os candidatos ausentes foram automaticamente excluídos do processo.

No primeiro dia, os alunos fizeram provas objetivas de língua portuguesa, literaturas, matemática, biologia, física, geografia, história e química. Uma errata na questão de número 3 da prova de Português do módulo II foi passada nas salas. Algumas palavras deveriam estar em destaque na questão. Nesta segunda-feira, 12, os candidatos dos módulos I e II fazem avaliações discursivas de língua portuguesa, matemática, química e geografia. Quanto às ocorrências médicas, foram realizados atendimentos sem gravidade.

Trânsito tumultuado

As provas foram aplicadas no campus da UFJF e em dez escolas da cidade. Nas áreas, houve tumulto no trânsito, principalmente as vias de acesso ao campus, que registraram engarrafamentos. Com isso, a instituição decidiu por prorrogar o prazo de tolerância por quinze minutos. Nesta segunda-feira, 12, para garantir mais fluidez ao trânsito, o tráfego foi impedido na descida da rua Vicente Beghelli a partir do meio-dia.

Atendimento especial

O atendimento especial foi prestado a dezessete candidatos, na Faculdade de Educação. Além deles, um participante do segundo módulo fez prova em casa e um outro, no hospital. Nestes casos, fiscais acompanham a aplicação.

Recursos

De acordo com o edital, os recursos em relação às questões objetivas das provas dos módulos I e II aplicadas neste domingo deverão ser protocolados junto à Central de Atendimento (CAT), no prédio da Reitoria, no campus, nesta segunda-feira, 12, das 9h às 16h. O pedido pode ser feito pelo próprio candidato, seu representante ou escolas. O recurso é julgado no prazo de até 72 horas. A divulgação das notas dos candidatos será feita em 30 de março de 2012.

Confira o gabarito do primeiro dia de provas

 

Os textos são revisados por Thaísa Hosken