Segunda-feira, 12 de dezembro de 2011, atualizada às 19h42

Número de ausentes sobe 5,39% no segundo dia do Pism

Da Redação
Alunos fazedo Pism

O número de candidatos ausentes no segundo dia do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) subiu de 1.353, registrado no primeiro dia, para 1.426 no segundo dia, constatado nesta segunda-feira, 12 de dezembro. O crescimento de abstenções equivale a 5,39%.

Os números são referentes aos dois módulos do programa. No primeiro módulo, o número passou de 1.056 para 1.101, enquanto no segundo, de 296 para 325. Os estudantes fizeram provas discursivas de língua
portuguesa, matemática, química e biologia.

Atendimentos médicos foram registrados em casos sem gravidade. Um participante, ao deixar o Instituto de Ciências Humanas (ICH), caiu nas escadas, foi socorrido e passa bem. Nesta segunda-feira, 12, até o fechamento dessa nota, não foram registradas ocorrências devido ao uso de celulares. No entanto, a situação pode ser alterada com a abertura dos relatórios de sala elaborados pelos fiscais e enviados nos malotes com as provas.

Recursos

Em relação às provas objetivas aplicadas no domingo, foram protocolados 23 recursos, sendo 13 referentes ao módulo I e dez ao módulo II. A disciplina com maior número de pedidos foi de língua portuguesa. O prazo para julgamento é de 72 horas. Os interessados em entrar com recurso sobre as provas discursivas desta segunda-feira devem procurar a Central de Atendimento, no prédio da Reitoria, das 9h às 16h.

Professores do Colégio São José, do Instituto Vianna Júnior, entraram com recursos contra questões. A primeira observação foi em relação à questão 1 de Língua Portuguesa, do PISM I. De acordo com o ofício encaminhado à Comissão Permanente de Seleção da UFJF (Copese), há imprecisão no gabarito apresentado. O colégio pede anulação da questão.

Na prova de literaturas, a observação é para a questão 10 do Pism I. No recurso, a equipe pedagógica do colégio discorda da alternativa apresentada como correta (letra a), indicando a letra "c" como certa. Na prova de química, o colégio entrou com recurso contra a questão 40 do Pism II. A equipe pedagógica não concordou com o resultado apresentado como correto, garantindo que a fórmula utilizada não seria apropriada para a questão.

Último dia

Nesta terça-feira, 13, a UFJF encerra a aplicação dos módulos I e II do programa seriado com as provas discursivas de literaturas, física, biologia e história. São duas questões de cada conteúdo valendo até 5 pontos cada.

Confira os gabaritos

Os textos são revisados por Thaísa Hosken