Terça-feira, 2 de fevereiro de 2010, atualizada às 12h50

MEC disponibiliza dados sobre a concorrência antes de o aluno efetuar  login no Sisu

Aline Furtado
Repórter

A partir desta terça-feira, 2 de fevereiro, os candidatos a vagas em instituições federais que utilizarem o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a escolha dos cursos superiores terão mais informações a respeito da concorrência. A mudança, adotada pelo Ministério da Educação (MEC), visa possibilitar que o aluno avalie se tem chances ou não no curso ao qual pretende concorrer, antes da entrada no sistema.

Entre os dados que estão disponíveis aos estudantes, antes mesmo de efetuar a entrada no Sisu, estão o total de inscritos em cada opção, a nota de corte (nota mínima), a relação candidato/vaga e a maior nota entre os inscritos. A pesquisa pode ser feita na página do sistema por nome, estado, instituição, campus ou curso. As notas são atualizadas ao final de cada dia de inscrição, quando é feito um balanço do dia anterior. A nota de corte varia de acordo com as menções do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos candidatos que efetuaram inscrição nos cursos.

O sistema receberá inscrições entre as 6h e as 23h59, podendo ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 3, quando será realizado o último fechamento de dados. A lista dos candidatos selecionados será divulgada na próxima sexta-feira, dia 5.

No caso de dúvidas, o estudante deverá entrar em contato com a central de atendimento do MEC, que funciona entre 6h e 23h59, pelo telefone 0800 616161. Além disso, o contato pode ser feito diretamente na página do Sisu.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes