Ter?a-feira, 16 de outubro de 2007, atualizada ?s 09h38

O Dia Mundial de Alimenta??o ? celebrado em Juiz de Fora com um alerta ? popula??o sobre o aleitamento materno e a desnutri??o infantil


Renata Solano
*Colabora??o

O dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimenta??o, ? tamb?m o Dia Municipal da Conscientiza??o. Palestras, oficinas, exposi??o de trabalhos e a?es de mobiliza??o da popula??o fazem parte da comemora??o.

Juiz de Fora adota o tema desnutri??o como foco para o dia da alimenta??o. A partir desta ter?a-feira, dia 16 de outubro, o assunto ? discutido entre os profissionais e a comunidade.

Al?m do mais, uma campanha no dia 20 de outubro, pr?ximo s?bado, vai aproximar a popula??o desses profissionais atrav?s de distribui??o de cartilhas, exposi??o e apresenta??o de trabalhos realizados pelo Comit? e entidades parceiras, e oficinas de orienta??o para jovens e crian?as voltadas para a import?ncia da alimenta??o.

O evento vai acontecer no Parque Halfeld entre 9h e 14h. "Nele, al?m desse trabalho de preven??o e conscientiza??o, vamos ter atividades como pintura e oficinas de arte para atingir tamb?m ao p?blico infantil sobre a import?ncia de uma boa alimenta??o e tamb?m amamenta??o materna", conta a doutora respons?vel pelo Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, M?rcia Myshay.

Sobre o Banco de Leite
O Banco de leite de Juiz de Fora trabalha junto com o Comit? Municipal de Combate a Desnutri??o para alertar crian?as e adultos sobre a import?ncia da amamenta??o materna na preven??o de doen?as.

Segundo M?rcia, o leite materno ? importante porque evita problemas na crian?a como alergias alimentares e respirat?rias, desnutri??o, dist?rbios intestinais e g?stricos. "Por isso ? importante conscientizar m?es e filhos para esse tipo de alimenta??o".

O Banco de Leite Humano do munic?pio recebe cerca de 180 litros de leite por m?s e atende aproximadamente 30 crian?as de Juiz de Fora e Zona da Mata, portanto, a doutora alerta para a import?ncia da doa??o, principalmente no per?odo de f?rias.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF