Museus de JF e da região oferecem lazer e conhecimento durante a Semana Nacional de Museus O público pode curtir diversas opções de lazer, diversão e conhecimento entre esta segunda, dia 16, e o próximo domingo, dia 22 

Aline Furtado
Repórter
16/5/2011
Museus de JF

Para marcar o Dia Internacional dos Museus, comemorado na próxima quarta-feira, 18 de maio, será realizada entre esta segunda-feira, 16, e o próximo domingo, dia 22, a Semana Nacional de Museus. Com isso, vários espaços oferecem diversas opções de lazer, diversão e conhecimento, não só para o público de Juiz de Fora, mas também da região.

Este ano, a semana, que chega a sua 9ª edição, conta com o tema Museu e Memória. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Confira abaixo a programação de museus da cidade e da região.

Fundação Museu Mariano Procópio

Nesta terça-feira, dia 17, o público terá oportunidade de conhecer, por meio de visitas guiadas, a história do Parque Mariano Procópio e os elementos naturais que o integram. Já no sábado, dia 21, o público infantil, entre 6 e 9 anos, poderá participar de um Baú de Leituras, composto por poemas infantis que tratam de temas relacionados à memória. A partir da atividade, as crianças serão estimuladas a refletir sobre os diferentes usos do parque ao longo do tempo, resgatando as histórias e vivências de sujeitos que por ali transitaram e ainda transitam. Para o Baú de Leituras, estão sendo disponibilizadas 25 vagas. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (32) 3690-2004.

No domingo, o encerramento da Semana Nacional de Museus será feito com a apresentação de um recital teatralizado, denominado Grande Ensaio, com o Grupo DeClamar. A peça é baseada em poemas de Manoel de Barros, que também são dedicados à temática da memória. A apresentação será construída em torno de lembranças evocadas pelo público. A atividade é gratuita e será realizada no Parque Mariano Procópio, na rua Mariano Procópio 1.100.

Museu Ferroviário

Para marcar a Semana Nacional de Museus, o Museu Ferroviário participa, entre os dias 17 e 27, do Circuito Caminhos da Cultura, promovido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O objetivo do evento é abrir as portas do museu a estudantes de escolas das redes pública e privada, a fim de que conheçam, na prática, por meio de visitas guiadas, o que aprendem na teoria.

Além disso, durante a Semana Nacional de Museus, será lançado o regulamento do 6º Concurso do Museu Ferroviário de Juiz de Fora, que busca promover a reflexão a respeito da memória ferroviária em estudantes de escolas municipais. O museu fica na avenida Brasil, 2.001.

Museu do Crédito Real

O Museu do Crédito Real promove nesta terça-feira, dia 17, entre as 9h e as 18h, a oficina História Oral: Cofre da Memória, que pretende pesquisar, por meio de entrevistas com ex-funcionários do Banco do Crédito Real, o acervo e a história da instituição que originou o museu. O museu fica na avenida Getúlio Vargas 455, 3º andar, no Centro.

Museu de Arte Moderna Murilo Mendes

Nesta quinta-feira, dia 19, o Museu de Arte Moderna Murilo Mendes (Mamm) promove o projeto Música Mamm, com participação de Gilberto Moura, que se apresenta em concerto voz e violão, às 20h. O endereço do Mamm é rua Benjamin Constant 790, Centro.

Museu da Força Expedicionária

O Museu da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira promove até a próxima sexta-feira, dia 20, a exposição Homens da FEB: Tópicos verídicos da participação brasileira na II Guerra Mundial na Itália. Além disso, na próxima quarta-feira, dia 18, às 15h, será exibido o documentário O Lapa Azul, seguido de interação entre os veteranos e o público presente. O endereço é rua Howain 40, no Centro.

Museu de Ciências da Terra e do Museu de Zoologia da UFV

Até a próxima quarta-feira, dia 18, o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef e o Museu de Zoologia João Moojen, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), ficam abertos para visitação, entre 9h e 12h e entre 14h e 18h. Na quinta-feira, dia 19, será realizado o Papo com Ciência, às 16h. Na ocasião, será abordado o tema Comunicação, Memória e Patrimônio, com a presença da jornalista e doutoranda em Estudos Literários, Fernanda Fernandes.

Na sexta-feira, dia 20, às 8h, será aberta uma exposição de fotos da história do Museu de Zoologia João Moojen. Também na sexta, às 14h, ocorre a inauguração da Conviverde, a Sala Verde do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef. O museu funciona na vila Gianetti 32, no campus UFV.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken