Vestibular UFJF 2008

Por

Dia de vestibular: estudar ou tentar esquecer a prova ? Muitos dizem que n?o h? mais tempo para estudar, mas existem aqueles que n?o abrem m?o de fazer uma ?ltima revis?o com seu resumo

Thiago Werneck
Rep?rter
12/12/2007

Chegou o dia do vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A primeira etapa acontece nessa quinta e sexta-feira, dias 13 e 14 de dezembro. O que fazer na v?spera da prova: estudar mais um pouco para n?o esquecer nada ou ficar relaxado sem pensar no exame, para chegar tranq?ilo no local de prova ?

A verdade ? que n?o existe uma jeito ?nico para diminuir ansiedade e nervosismo, cada um tem seu estilo e sua maneira de ficar calmo. "N?o existe essa f?rmula m?gica que serve para todos. Tem aluno que se sente melhor dando uma lida no resumo e estudando. Por isso, nem sempre deixar de estudar ? o melhor caminho",afirma a psic?loga, Fernanda Dacorso Neves (foto abaixo).

O jeito ? descobrir uma forma de ficar calmo no momento da prova. "Se estudar na v?spera de prova deixa o aluno aflito, a solu??o ? fazer algo que goste e d? prazer", diz Fernanda, que ressalta "s? n?o pode ? fazer algo que canse muito ou n?o deixe dormir direito. Tem ser uma atividade light", aconselha.

Para deixar os vestibulandos ? vontade um dia antes da prova, um col?gio particular da cidade resolveu oferecer atividades diferentes para seus alunos. Ao inv?s de aula revisional na v?spera da prova, foi a divers?o e relaxamento que tomaram conta da escola.

Sess?o de cinema, sala com massagista, palestra divertida, costumiza??o de camisas para usar no dia da prova, jogos como Imagem e A??o e Perfil, viol?o, futebol, brincadeiras como adedanha e at? uma sess?o de ioga aconteceu no col?gio. "O aluno teve a op??o de escolher. Aquele que quis estudar ficou em casa, mas quem queria se distrair veio para c? ficar ? vontade", relata Fernanda.

Para o estudante, Yuri Mois?s de Assis, que disputa uma vaga do curso de Engenharia El?trica, a conclus?o foi s? uma: chega de estudar. "O ano j? valeu, agora ? relaxar e ir de boa para a prova. Estou ansioso e quero que chegue logo, mas vou agir normalmente e esperar a hora de resolver as quest?es", conta.

Dar um passeio com os amigos, ir em sorveteria e ver um filme para distrair tamb?m s?o boas op?es. A ?ltima delas foi a escolhida pela vestibulanda, Raquel Fernandes para n?o ficar pensando no vestibular antes da hora. "Eu n?o vou estudar de jeito nenhum agora, vou ver um filminho para n?o ficar pensando tanto na prova. O que tinha que estudar j? estudei", avalia.

Dicas

Algumas dicas da psic?loga Fernanda s?o essenciais para todos os candidatos. A primeira delas ? conferir com anteced?ncia se a identidade e o comprovante de inscri??o est?o dentro da carteira ou bolsa. Esquecer um desses documentos pode ser dar in?cio a um pane nervosa no aluno.

Tamb?m ? importante sair de casa com anteced?ncia porque a cidade vai estar cheia. A psic?loga alerta para os poss?veis imprevistos. "Chegar em cima da hora da prova nunca ? bom, as ruas v?o estar tumultuadas de carros e algum problema pode acontecer. Chegar atrasado pode deixar o vestibulando ainda mais nervoso", observa Fernanda.

A vestibulanda de enfermagem, Daniela Porto Alves, j? tem todo o roteiro preparado para o dia da prova. "Vou acordar mais ou menos cedo. Vou comer bem e dar aten??o as mais fruta. Depois vou almo?ar bem, mas de leve, nada muito pesado", revela e deixa sua dica.

E lembre-se: a fiscaliza??o das provas de vestibular da UFJF vai ser mais r?gida. A digital dos estudantes ser? recolhida em todos os dias de prova e as salas devem ser filmadas ou fotografadas enquanto os candidatos resolvem as quest?es. Al?m disso, fica proibida a entrada de celulares nos locais de prova.