Contratação de int?rprete de Libras

Por

Contrata??o de int?rprete de Libras Cinco vagas dispon?veis para trabalhar em escolas de Juiz de Fora.
Prazo para inscri??o termina nesta sexta-feira


01/03/2007

Para quem j? sabe Libras (L?ngua Brasileira de Sinais) vale a convoca??o da Superintend?ncia Regional de Ensino de Juiz de Fora.

H? cinco vagas dispon?veis para profissionais que dominem a L?ngua e estejam interessados em uma vaga de trabalho nas escolas da cidade.

Cinco vagas est?o dispon?veis para contrata??o imediata e pode ser que esse n?mero se amplie ao longo do ano. Para concorrer ao emprego, n?o ? preciso estar inscrito no cadastro de professores do estado.

Para se candidatar, ? preciso apresentar certificado de int?rprete ou se submeter ? avalia??o aplicada pela superintend?ncia. Os interessados devem comparecer, nesta sexta-feira, entre 9h e meio-dia ou entre 14h30 e 17h, na Rua Mariano Proc?pio, 782, sala 30.

Libras em escolas

Os n?meros ilustram as justificativas de pesquisadores e pessoas com defici?ncia para a necessidade da educa??o inclusiva. O Departamento da Pessoa Portadora de Defici?ncia da Prefeitura de Juiz de Fora n?o soube precisar o n?mero de surdos na cidade, mas com rela??o ?s defici?ncias variadas sabe-se que esse n?mero chega a 14,5%.

O pa?s tem, de acordo com o Censo 2000, cerca de 5,7 milh?es de pessoas com defici?ncia auditiva, o que corresponde a 3% da popula??o. O n?mero inclui as pessoas que nasceram surdas e as que perderam a audi??o ao longo da vida.

Segundo o Minist?rio da Educa??o, existem 66.261 alunos surdos da Educa??o Infantil ao Ensino M?dio (0,12%) do total. No ensino superior, 974 (0,02%). A diferen?a nos percentuais mostra a dificuldade para chegar a universidade.

No passado, a tend?ncia das escolas, tanto as regulares como as voltadas para os surdos, era "oralizar" os alunos, isto ?, fazer com que aprendessem a falar e a ler os l?bios. O conceito come?ou a mudar no in?cio dos anos 90, quando se chegou ? conclus?o de que nem todos tinham aptid?o para a "oralidade". A L?ngua dos Sinais passou a ser permitida.

Aprenda Libras
Em Juiz de Fora, h? dois cursos para quem quer aprender a l?ngua de sinais. Todos com estudos que se estendem por meses ou anos, de acordo com a vontade de aprofundamento do aluno. Vale lembrar, que quem sabe portugu?s e aprende a libras, passa a ser classificado como bil?ng?e. Saiba quais s?o as Escolas de Libras.