Internet para crianças

Por

Internet para crian?as ? poss?vel trabalhar temas como arte, cidadania e cultura na internet de uma maneira l?dica e saud?vel para as crian?as

Marinella Souza
*Colabora??o
16/04/2008

A internet sempre foi vista como um territ?rio praticamente proibido para as crian?as gra?as ?s amea?as de conte?dos violentos ou demasiadamente erotizados. Mas especialistas afirmam que ? poss?vel deixar os pequenos conectados desde que haja acompanhamento, comprometimento e bom senso por parte dos pais.

Pelo menos, ? nisso que acredita a doutora em Artes e professora em tr?s faculdades de Juiz de Fora, Priscilla de Paula (foto abaixo). A profissional garante que existem alternativas interessantes para fazer da internet uma ferramenta a mais na educa??o das crian?as.

Segundo a professora, o site ideal para crian?as ? aquele que cont?m imagens interessantes, muitas cores, sons porque a crian?a busca informa??o visual e a quest?o sensorial tem que ser bastante estimulante para chamar a aten??o. "Diferente dos adultos, que v?o para a internet em busca de informa??o e conte?do, a crian?a busca algo que lhe desperte a aten??o", explica.

Em rela??o ao conte?do, Priscilla fala que o importante ? que esse conte?do seja tamb?m acess?vel aos pais, para permitir a intera??o deles com seus filhos. "N?o adianta mandar a crian?a ligar o computador e ficar l? sozinha enquanto o pai trabalha. ? preciso interagir com ele para que o conte?do seja assimilado da melhor maneira poss?vel".

Al?m de colorido e com assuntos did?ticos, o site tem que ser f?cil de navegar, sen?o acaba dispersando a aten??o da crian?a. Outro detalhe importante ? o design, ele tem que ser facilmente reconhecido pela crian?a.

Forma??o motora, sensorial e intelectual da crian?a podem ser exploradas atrav?s de temas relacionados ? cultura, artes, cidadania, conscientiza??o ambiental, atrav?s de jogos, questionamentos, hist?rias, m?sicas e hist?rias de uma forma l?dica e leve, por?m, s?ria e respons?vel.

Responsabilidade

Priscilla atenta para a import?ncia da participa??o dos pais na navega??o dos pequenos. "A internet ? muito bacana, mas, ao mesmo tempo, ? muito aberta, ? responsabilidade dos pais ensinar as crian?as a usarem essa ferramenta. ? fundamental prestar aten??o na faixa et?ria indicada para cada site porque a crian?a n?o assimila as coisas da mesma forma que um adulto. Conte?dos violentos ou erotizados s?o perigosos na forma??o deles", diz.

A crian?a n?o deve estar sozinha na hora da navega??o, a presen?a dos pais ? fundamental para o controle dos conte?dos acessados, para isso, Priscilla aconselha a colocar o computador em uma ?rea social da casa. "A internet est? presente na vida das crian?as desde muito cedo, n?o tem mais como fugir dessa realidade. O que precisamos ? ficar atentos ao que as crian?as est?o acessando", orienta.

? importante tamb?m que a internet n?o seja a ?nica atividade da crian?a. Conviver com outras crian?as, brincar, ler, escutar m?sica, estudar s?o atitudes fundamentais. Isso promove um desenvolvimento saud?vel e a crian?a aproveita todas as possibilidades que a tecnologia oferece, al?m de n?o perder os benef?cios do contato interpessoal. A internet deve ser um complemento no desenvolvimento intelectual infantil e n?o a ?nica forma de adquirir conhecimento e entretenimento.

Os livros

? preciso cautela na hora de usar a internet. Suas cores e sons fascinam as crian?as e s?o ?teis no processo educacional, mas existe um recurso antigo, por?m muito eficiente que n?o deve ser abandonado. Trata-se dos livros (leia mat?ria). Objetos simples, capazes de exercitar a imagina??o e a criatividade das crian?as de uma forma tamb?m l?dica e divertida.

Priscilla espera que, assim como a televis?o n?o fez o livro 'morrer', a internet tamb?m n?o consiga isso, porque s?o experi?ncias muito diferentes e importantes para o enriquecimento da bagagem cultural da crian?a. "A experi?ncia da leitura ? individual, subjetiva e silenciosa. O livro permite que a crian?a construa imagens na cabe?a, coisa que a internet n?o consegue, porque ela j? oferece essas imagens prontas", enfatiza

Livros e internet n?o se substituem, s?o apenas atividades diferentes e os pais t?m que ensinar aos seus filhos como extrair o melhor dos dois mundos e deletar o que for negativo. ? imposs?vel excluir o virtual de nossas vidas, mas ? preciso lembrar sempre que o real est? a?, ao alcance dos olhos e n?o pode ser desprezado.

*Marinella Souza ? estudante de Comunica??o da UFJF