Clube Ecológico debate temas ligados é natureza

Por

Clube Ecol?gico debate temas ligados ? natureza Projeto pretende desenvolver a consci?ncia da import?ncia da natureza nas crian?as. Al?m de atividades educativas, h? muita divers?o


Daniele Gruppi
Rep?rter
11/11/2008

Um op??o para as crian?as se divertirem e tamb?m para se conscientizarem da import?ncia de manter uma rela??o harmoniosa com a natureza, ? participar do projeto Clube Ecol?gico, desenvolvido pela Funda??o Museu Mariano Proc?pio. Os encontros acontecem mensalmente. O pr?ximo est? agendado para o dia 22 de novembro.

Segundo a chefe do Departamento de Planejamento e Manejo do Parque, Maria das Gra?as Sarmento Duarte, o Clube Ecol?gico existe desde a d?cada de 80, sendo que foi interrompido por dois anos, per?odo em que o Parque estava fechado para reformas.

Maria das Gra?as afirma que o objetivo do projeto ? conscientizar crian?as sobre a import?ncia do meio-ambiente e utilizar o Parque do Museu para que elas tenham o contato com a natureza.

A equipe do Museu escolhe a cada edi??o um tema para ser debatido. "Optamos por assuntos relativos ? ecologia e que est?o em voga. J? abordamos o Dia da ?rvore, papel reciclado, dente outros. J?, inclusive, promovemos uma viagem para o zool?gico no Rio de Janeiro."

O evento tem car?ter ecol?gico e pedag?gico, j? que h? sempre uma parte te?rica e uma pr?tica. Depois, s?o promovidas as atividades recreativas. Para Maria das Gra?as, a repercuss?o do trabalho ? positiva. "Temos m?es que participavam dos encontros e que hoje trazem seus filhos e mencionam a import?ncia do Clube na vida delas. Jogamos a semente e esperamos que as crian?as possam trabalh?-la."

Foi retomado tamb?m o o Tesouro no Parque, que a cada m?s escolhe uma ?rvore para homenagear. Dessa forma, valoriza-se a flora e faz com que a popula??o conhe?a as riquezas que existem no local. "Colocamos a ?rvore como mais um tesouro para a popula??o", explica.

No m?s de setembro, o pau brasil recebeu aten??o especial. Em outubro, foi a sapucaia e, em novembro, ser? a Jabuticaba. Ao p? das esp?cies coloca-se uma placa informativa sobre a sua hist?ria e import?ncia. No total, existem identificadas no parque do Museu 240 esp?cies, sendo o acervo bot?nico constitu?do, em sua maioria, por angiospermas, plantas com flor.

Participou da ?ltima reuni?o, em outubro, pela primeira vez, o estudante Rhamon de Souza Lopes, 12 anos, que pode aprender sobre as aves aqu?tica. Est?o cadastrados no projeto, cerca de 120 crian?as, com idade entre sete e doze anos. Os interessados em participar do Clube devem entrar em contato com o Departamento de Difus?o Cultural, pelo telefone (32) 3690-2004.


D? sua opini?o sobre esta mat?ria.
Envie um e-mail para redacao@acessa.com