Pesquisa revela que 80% das pessoas que praticam atividades fúsicas precisam perder peso

Por

Projeto vai organizar atividade f?sica para perder peso Pesquisa revela que 80% das pessoas avaliadas, que praticam atividades f?sicas, precisam perder peso, e 20% precisam manter

Renato Costa
Colabora??o*
13/12/2006

Uma pesquisa realizada com 1.606 pessoas que praticam algum tipo de atividade f?sica, em Juiz de Fora, apontou que cerca de 80% das pessoas avaliadas necessitam perder peso, e em m?dia 20% precisam mant?-lo. O coordenador do projeto, denominado Laborat?rio de Avalia??o e Prescri??o de Atividades F?sicas, Emerson Duarte, explica que a id?ia foi criada este ano e o resultado faz parte apenas da primeira etapa. "A partir dessas informa?es, ? que vamos iniciar uma pesquisa de qual ? o programa de atividade f?sica adequado para reverter essa situa??o", comenta.

O Laborat?rio esteve presente em locais muito freq?entados por praticantes de caminhada, como a Avenida Brasil, onde a maioria dos juizforanos caminham todos os dias. Foram avaliados tamb?m praticantes de gin?stica e hidrogin?stica. A expectativa ? de reavaliar as pessoas em 2007 e conferir o resultado da prescri??o. "O ano que vem servir? para avaliarmos o impacto do laborat?rio na qualidade de vida das pessoas", ressalta Emerson.

Embora o n?mero de atendimentos seja considerado positivo, Emerson comentou que n?o foi poss?vel atender a toda a demanda. "O n?mero de pessoas da equipe n?o foi suficiente para atender a todos os locais. A demanda foi maior do que esper?vamos", diz.

*Renato Costa ? estudante do 10? per?odo de Comunica??o da Universidade Federal de Juiz de Fora