Segunda-feira, 26 de julho de 2010, atualizada às 14h54

Apresentação do título de eleitor é obrigatória nas eleições 2010

Carolina Gomes
Repórter

Uma das novidades das eleições 2010 é a obrigatoriedade da apresentação do título de eleitor juntamente com um documento de identidade com foto. Aqueles que perderam o título devem solicitar a segunda via até o dia 23 de setembro.

De acordo com a técnica judiciária, Vilma Sinnott, tal medida está sendo adotada para inviabilizar a possibilidade de fraudes, não permitindo que uma pessoa tome o lugar da outra na hora do voto. "O objetivo principal é a transparência nas eleições."

Para tirar a segunda via do título, o eleitor deve procurar o Polo de Atendimento ao Eleitor e apresentar apenas um documento original com foto. Eleitores de outros municípios também podem solicitar a reimpressão do documento. O Polo de Atendimento ao Eleitor funciona na rua Osório de Almeida 425, no bairro Poço Rico, em frente ao Cemitério Municipal.

Sobre a procura por parte do eleitores, Vilma afirma que o movimento está razoável. "Estamos atendendo a uma média de 20 pessoas por dia." A técnica judiciária informou que não há como fazer estimativa a respeito da expectativa de atendimentos, uma vez que não há como saber quantos eleitores não têm seus títulos. Contudo, ela alerta que não há previsão de horário extra de funcionamento, como ocorreu na emissão de títulos e, o ideal é não deixar para a última hora, a fim de evitar filas. "Quem não estiver com os dois documentos em mãos será impedido de votar", destaca Vilma.

Voto em trânsito

Vilma informou ainda que os eleitores que estarão fora de seu domicílio eleitoral no dia da votação, estando em uma das capitais do país, poderão usar o voto em trânsito. Para isso, basta o eleitor ir ao Polo até o dia 15 de agosto e registrar o local onde estará no dia da eleição. "Caso o local mude, basta fazer o cancelamento ou troca de capital. Isso permite que algumas pessoas façam uso de seu direito de votar, mesmo fora de sua cidade", ressalta.