mat?ria em audio

GEDAE: Grupo Esp?rita de Ajuda aos Enfermos Tr?s projetos aprovados pelo Estado contribuem para melhorar o atendimento. O Gedae tamb?m foi um dos escolhidos, entre 51 institui?es do pa?s, para receber recursos do Bill Gates

Djenane Pimentel
05/01/2005

fachada da casa Em face ?s profundas discrimina?es que os soropositivos sofreram nos anos 80 e in?cio dos 90, o Grupo Esp?rita de Assist?ncia aos Enfermos (Gedae) resolveu fundar, em 1989, um centro de recupera??o dedicado, principalmente, a portadores do v?rus HIV. Apesar disso, a casa recebe tamb?m pessoas com outras enfermidades, como c?ncer, por exemplo. Os doentes v?m n?o s? de Juiz de Fora, mas tamb?m de cidades da regi?o, como Muria?, Leopoldina, Ponte Nova, Vi?osa...

"O centro de recupera??o tem o objetivo de dar assist?ncia aos enfermos, tentando levantar o astral do doente, al?m de fornecer a eles amor fraterno, amparo psicol?gico, espiritual e melhores condi?es de vida", informa o diretor-presidente do Gedae, La?rcio Rocha.

A Sede

fachada da casa A institui??o mant?m, desde 1996, uma sede pr?pria, chamada de Casa de Apoio Lar de Jesus, localizada no Bairro de Lourdes. O Lar possui, atualmente, 40 leitos, mas, infelizmente, n?o tem capacidade para abrigar tantos enfermos. "Atendemos de 15 a 18 doentes, pois ainda n?o temos condi?es para mais", conta La?rcio. Segundo ele, a alimenta??o, roupa de cama e parte da medica??o fica por conta da institui??o. "O governo estadual s? repassa os medicamentos b?sicos (do coquetel). Mas existem tamb?m as doen?as oportunistas, consequ?ncia da baixa da imunidade, provocada pelo v?rus HIV. Os soropositivos t?m muitas destas doen?as e somos n?s quem temos que comprar os rem?dios", explica.

cozinha O espa?o ocupado pelo Gedae ? grande e conta com quatro amplos quartos, dois para os homens e dois para mulheres; banheiros; salas de conviv?ncia, com TV; copa; cozinha; quartos para as crian?as; ber??rio; lavanderia industrial; sala para ora?es; salas para futuras oficinas de trabalho; varanda; e at? um projeto de uma pequena UTI, que n?o foi desenvolvida ainda devido ? necessidade de m?dicos e enfermeiras durante 24 horas, al?m de gastos que est?o fora do alcance da institui??o, no momento.

De acordo com La?rcio, no final de 2003, o Gedae foi uma das institui?es agraciadas, dentre outras 51 no Brasil, com recursos da Funda??o Bill & Melinda Gates. "O dinheiro veio em ?tima hora, porque nos deu oportunidade para reformar a casa, azulejar, colocar piso, aumentar alguns c?modos... hoje a casa est? muito mais agrad?vel para se viver", diz.

Projetos aprovados, vida nova

cozinheiras preparando refei??o Al?m destas reformas, a comunidade volunt?ria do Gedae est? feliz tamb?m por outro motivo. Para 2005, foram aprovados tr?s projetos que ir?o melhorar ainda mais o atendimento da institui??o. "A Secretaria de Estado da Sa?de aprovou nossos projetos no Programa Nacional DST-AIDS e, agora, teremos recursos para usar os 40 leitos da institui??o", avisa La?rcio. Al?m disso, a institui??o tamb?m conseguiu recursos para aumentar a equipe que trabalha no Lar e ainda dar continuidade a um projeto interessante, que vai trazer sustentabilidade ? casa.

"Estamos nos reestruturando este ano para, com os novos recursos, conseguirmos angariar mais volunt?rios, e talvez at? contratarmos alguns. Tamb?m precisamos dar sustentabilidade ? casa", avisa La?rcio. Para conseguir isso, o grupo tenta de tudo: bazares, jantares, contribui?es de s?cios, doa?es, parceria com a Cemig... Mas o que est? animando mesmo a institui??o ? um broa gostosa que o Grupo est? fazendo, e que est? sendo vendida a uma m?dia de 150 por semana. "Mas, para 2005, vamos tentar aumentar para 500", conta o diretor, confiante.

Atendimento ?s crian?as

quarto O Grupo Esp?rita pretende tamb?m, este ano, aprovar outro projeto para atender ?s crian?as de 0 a 2 anos e adolescentes, filhos de soropositos. "Foi realizado um levantamento junto ao Programa DST-AIDS, onde j? foram cadastradas mais de cinquenta crian?as", avisa La?rcio. Os recursos do governo estadual para este projeto ainda n?o foram repassados, mas, assim que o forem, o diretor avisa que o pr?ximo passo ser? contactar as fam?lias, observar suas necessidades reais e escolher as crian?as.

"Ser?o atendidas dez crian?as internas e 15 crian?as externas", explica. As internas ficam na institui??o; j? as externas s?o apanhadas em suas casas pela manh? e devolvidas ? noite, como numa creche.

De acordo com La?rcio, hoje, os portadores do v?rus HIV t?m condi??o de possu?rem qualidade de vida bem melhor do que antes, se tomada a medica??o correta. "E ? isso que a gente tenta fazer aqui no Gedae: tratamos dos pacientes, damos assist?ncia, oferecendo uma estrutura de recupera??o, para que ele se reintegre ? sua fam?lia", informa.

Doa?es

volunt?ria passando roupa A equipe do Gedae, atualmente, ? formada por quatro enfermeiras, uma psic?loga, um m?dico coordenador e volunt?rios. Ent?o, pode-se perceber que n?o ? s? de doa?es que o Grupo precisa. Se voc? quiser ser volunt?rio, basta entrar em contato com a institui??o. O mesmo ocorre para as doa?es. O Gedae est? localizado na Rua Maria Gon?alves Torres, n? 150, no Bairro de Lourdes. O telefone para contato ? 3235-1039.