Você sabia?

Por



Bronzeador e Protetor Solar


Parece que o calor chegou de vez em Juiz de Fora. Para aproveitar o sol sem ficar com aquela desconfort?vel situa??o de corpo vermelho e todo ardendo ? necess?rio o uso correto dos bronzeadores e protetores solar. Abaixo seguem orienta?es de como se prevenir e melhor utiliz?-los.


Bronzeadores com FPS e Protetores Solar. O que s?o?

S?o produtos de uso externo, sobre a pele, que atuam como barreiras protetoras das radia?es solares, especialmente a radia??o ultravioleta (UV).

Quando utilizados corretamente (valor do FPS adequado ao tipo de pele), reduzem os efeitos indesej?veis de uma exposi??o ao sol prolongada, tais como vermelhid?o, ardor e outros fatores de desconforto. Al?m disso, as radia?es ultra-violetas podem provocar graves les?es e, ao longo do tempo, at? c?ncer de pele, caso esta n?o seja devidamente protegida - principalmente as peles mais sens?veis.


Como eles se apresentam?

Os bronzeadores e protetores solar podem apresentar-se sob v?rias formas: creme, lo??o, gel, bast?o (para os l?bios), de modo a permitir ao consumidor op?es de escolha para seu conforto. Entretanto, o valor do FPS (Fator de Prote??o Solar) mencionado em destaque na embalagem ? que ser? o respons?vel pelo n?vel de prote??o a ser obtido.


O que ? mesmo esse tal de FPS?

Este n?mero, junto ? sigla FPS (Fator de Prote??o Solar) indica quanto tempo a mais voc? pode ficar exposto ao sol, caso voc? n?o esteja usando nenhum tipo de prote??o. Isto ? complicado? N?o, ? muito simples e vamos exemplificar para sua melhor compreens?o.

Suponha que algu?m v? ? praia sem nenhuma prote??o e, ap?s breve tempo (10 minutos), sua pele comece a ficar vermelha. Caso utilizasse um produto com FPS 15, poderia ficar ao sol por 150 minutos, ou seja, 15 vezes mais tempo do que se n?o estivesse utilizando o produto.

Na hora da compra, adquira produtos que contenham:

indica??o clara do FPS (em destaque);


identifica??o do fabricante e o n?mero do registro do produto no Minist?rio da Sa?de;

Prazo de validade;


instru?es de uso, restri?es e forma de armazenamento adequada;


Fique atento, pesquisando pre?os, exigindo qualidade e guardando a nota fiscal, cupom do ponto de venda ou t?quete do caixa do produto adquirido.

Como usar corretamente o produto escolhido?

Evite aplicar um protetor solar ao chegar ? praia. Sua pequena caminhada at? o local desejado pode ser suficiente para provocar vermelhid?o na pele, resultado este que n?o ? corrigido com aplica??o posterior.

Aplique o produto em casa na pele limpa e seca. Espalhe bem. espere at? que o produto seque, pois caso voc? entre na ?gua ele ser? removido. Observe as instru?es do fabricante quanto ao tempo de reaplica??o. Muitos produtos t?m dura??o de 80 minutos na ?gua (s?o "waterproof" ou ? prova d'?gua); outros requerem reaplica??o mais constante. N?o se deve somar os tempos, por reaplica??o.

Fonte: Funda??o Procon-SP

Avenida Independ?ncia, 992
Centro - Juiz de Fora - MG
Telefone: 156