Terça-feira, 9 de dezembro de 2014, atualizada às 18h11

Comprovante definitivo de inscrição do Pism já está disponível

O comprovante definitivo de inscrição no Programa de Ingresso Seletivo Misto da Universidade Federal de Juiz de Fora (Pism/UFJF) já está disponível. O candidato pode acessar o documento na página do processo seletivo. O cronograma anterior previa a divulgação do comprovante nesta quarta, mas foi adiado para esta terça, 9 de dezembro.

O documento, necessário para orientar os candidatos quanto à realização das provas, não será enviado ou entregue pessoalmente pela Universidade, cabendo aos participantes, obrigatoriamente, acessá-lo e imprimi-lo. O interessado ainda precisa conferir as informações constantes, como nome, documento de identidade, data, horário, local de exame e opção de curso e grupo – para candidatos do Módulo III do Pism.

No momento em que o candidato acessar o comprovante, será disponibilizado o Questionário Socioeconômico e Cultural para preenchimento de informações complementares. Em seguida, é importante que o participante confira com atenção todos os dados do documento, uma vez que ele poderá fazer as provas somente no local indicado no comprovante. Àqueles que não comparecerem ao exame nos dias, nos horários e nos locais definidos, terá sua inscrição automaticamente cancelada. O acesso ao local onde fará suas provas será permitido apenas mediante a apresentação do documento de identidade com foto indicado no requerimento de inscrição, que deverá ficar disponível para conferência pelos fiscais de sala durante a aplicação do Pism.

Módulos I, II e III

As provas do Pism acontecerão nos próximos dias 14, 15 e 16 para todos os três módulos, com questões objetivas, no primeiro dia, e dissertativas, nos demais. Os portões dos locais de exame serão fechados impreterivelmente às 14h, não sendo admitidos retardatários e devendo o candidato permanecer por, no mínimo, uma hora e meia após o início da aplicação da avaliação. Os módulos I e II constarão de uma prova com questões objetivas e oito provas discursivas de igual forma e teor para todos os candidatos, com o total de 120 pontos cada módulo. Já o módulo III trará, além das questões objetivas, para todos os candidatos, quatro provas discursivas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido pelo candidato, com o total de 140 pontos.

São ofertadas 1.152 vagas para Juiz de Fora, em 59 graduações com entrada direta; e 250 para o campus avançado de Governador Valadares, em dez opções. O Pism contempla 30% das oportunidades, as demais são disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Das vagas destinadas para o Módulo III do Pism, 50% delas ficam reservadas, em cada um dos cursos, para os egressos de escolas públicas, podendo os estudantes que tenham cursado a totalidade do ensino médio nessas instituições candidatar-se pelo Sistema de Reserva de Vagas. A comprovação do requisito acontece no ato de matrícula, com a apresentação do histórico escolar. Além disso, há cotas que levam em consideração a renda familiar e as diferentes etinias. Estas são ofertadas de forma diferente, pois dependem do número de vagas disponíveis de cada curso.

Com informações da UFJF