• Assinantes
  • Esporte

    Nadador de Cataguases vai integrar equipe juvenil do FlamengoLuiz da Costa Lima Neto foi aceito após passar por um teste no clube carioca. O atleta foi duas vezes campeão mineiro e sonha com as Olimpíadas de 2016

    Clecius Campos
    Repórter
    1/11/2010
    Foto de Neto

    Em 2016, o nadador da cidade de Cataguases, Luiz da Costa Lima Neto, terá 21 anos. E com essa idade ele pretende defender o Brasil nas Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro. Parece que ainda há muito tempo pela frente, mas a preparação do atleta começa já. Aliás, começou, e com o pé direito. Neto é um dos mais novos nadadores a integrar a equipe do Flamengo, clube carioca famoso pelas conquistas no futebol, nas regatas e também na natação. O adolescente passou por um teste na capital carioca e foi aprovado para fazer parte do elenco a partir de janeiro de 2011.

    "Sempre quis ir para um clube grande, ir morar no Rio. É um sonho que vai me dar mais condição de chegar às Olimpíadas. Para o atleta, é mais fácil estar em um clube de renome, com mais estrutura. É bom também conviver com pessoas que querem as mesmas coisas que você. Dá mais incentivo." Neto irá integrar a equipe júnior do Flamengo, categoria para a qual passará no próximo ano. Como juvenil, o nadador ostenta conquistas expressivas, como duas vitórias nos Jogos Escolares de Minas Gerais e duas medalhas de ouro no Campeonato Mineiro, na modalidade nado peito. Os títulos chamaram a atenção da técnica Eliana de Barros Clemente, que intermediou o contato com o técnico do Flamengo, Marco Veiga.

    "Comuniquei a minha treinadora a vontade de ir para o Flamengo e ela entrou em contato com o técnico de lá. Mandamos os meus tempos e ele agendou o teste, feito há três semanas. Ele viu a minha técnica e disse que tenho potencial. A partir do ano que vem estarei lá", comemora. Dias depois do teste, no último dia 23 de outubro, no Campeonato Mineiro Juvenil, Neto bateu seu recorde pessoal e o da competição nos 50 metros peito, obtendo a marca de 31 segundos e 24 milésimos.

    Foto de Neto e Marco Veiga

    Neto começou a nadar aos cinco anos de idade, influenciado pelo primo e levado às piscinas pela mãe. Eliana de Barros Clemente foi sua técnica desde então e, teve presença ainda mais marcante, quando, aos oito anos, Neto foi treinar no projeto Tibum, mantido pelo pelo Instituto Francisca de Souza Peixoto. "Sempre competindo." As disputas são agora o foco do rapaz. "Há os campeonatos estaduais, os brasileiros, os sulamericanos, os mundiais e as Olimpíadas. Acho que consigo disputar as Olimpíadas em 2016. Vou lutar para isso." Um passo de cada vez. "Ano que vem vou para o júnior e quero chegar a ser campeão brasileiro. Com o reconhecimento e o apoio do clube, pretendo viajar para fora do Brasil."

    Perto dos ídolos, longe da família

    Além do respaldo profissional do Flamengo, Neto vai aproveitar a oportunidade no clube carioca para conhecer um de seus ídolos, Cesar Cielo. "Ele é um grande nome atualmente, imagino que as chances de conhecê-lo pessoalmente aumentam. Tenho vontade também de conhecer o Gustavo Borges." A felicidade de estar próximo de um sonho só perde para o aperto no peito na hora de se despedir da família. "Parte da minha família é do Rio, mas meus pais vão continuar em Cataguases. Vai ser complicado ficar longe do pai e da mãe. No começo, ela deve ficar uns dias comigo. Mas não tem jeito, vamos ter que aguentar a distância."

    O melhor provedor de internet de
    Juiz de Fora

    ACESSA.com

    Banda larga na sua casa a partir de R$29,90

    Conheça nossos planos

    (32) 2101-2000

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.