O corte de Maicon e a nova "Era Dunga"

Por

O corte de Maicon e a nova "Era Dunga"
Lucas Soares 8/09/2014

O corte de Maicon e a nova "Era Dunga"

Amanhecemos no último domingo, 7 de setembro, com a notícia que o lateral direito Maicon, da Roma, havia sido "desligado" da Seleção Brasileira. O atleta, que era o mais experiente do grupo convocado por Dunga em sua volta à amarelinha, parece ter pisado na bola com alguma coisa e rodou. O novato Fabinho, ex-Fluminense e Real Madrid, foi convocado.

O motivo não foi divulgado. Nas palavras do coordenador técnico da Seleção, Gilmar Rinaldi, a razão foi um problema interno. "Agradeço a passagem dele pela Seleção, mas hoje ele foi desligado da delegação. Queria agradecer os serviços prestados à Seleção. Foi um problema interno, não vou responder perguntas sobre isso e gostaria que fizessem a gentileza de não perguntarem aos jogadores", disse, em comunicado à imprensa. Mais tarde, questionado pela reportagem da ESPN Brasil, Rinaldi confirmou que foi um assunto sério. "Não foi nada médico e foi indisciplina. Não posso falar mais nada." 

Como não sabemos o real motivo do corte, não podemos especular nada. Vários boatos já surgiram  e o mais forte deles é uma intolerância de Dunga em relação a atrasos. Os atletas tiveram folga durante o dia no sábado e deveriam se reapresentar a noite.

Interessante foi que a imprensa brasileira demorou mais de 24 horas para "descobrir" o real o motivo do corte (que, até o momento, não foi confirmado pela CBF). Talvez seja esse o princípio da nova "Era Dunga". Com novos funcionários, novo assessor de imprensa, novo coordenador técnico, o técnico pode ter, enfim, tranquilidade para trabalhar sem interferências externas.

Quem divulgou a informação do atraso foi o jornal italiano "Gazzetta dello Sport", garantindo que o motivo foi mesmo uma falta de compromisso com os horários estabelecidos pela comissão técnica. Segundo a publicação, Maicon ficou desaparecido até às 7h da manhã de domingo e gerou um grande desconforto para a comissão técnica e outros atletas. Sua punição, então, foi para servir de exemplo de que Dunga não vai perdoar esse tipo de atitude.

Em tempo...

Brasil e Colômbia voltaram a se enfrentar em amistoso realizado na última sexta-feira, 5, e pudemos ver já uma nova cara da equipe verde-amarelo. O novo padrão tático, com jogadores "flutuantes" em suas posições chamou atenção, principalmente pela mobilidade de Diego Tardelli e Neymar no ataque.

Outro fator que pode contribuir para a seleção é a presença de Éverton Ribeiro, que entrou no segundo tempo e deu um dinamismo maior ao time, voltando para marcar e chegando na frente com qualidade. Na partida contra o Equador, devemos ter a estreia de Ricardo Goulart, um dos artilheiros do Brasileirão e ótimo jogador para compor o ataque. A primeira impressão que tive é de que vamos evoluir nos próximos meses com Dunga!